A influência da arte africana no cubismo e noutros movimentos de vanguarda. Descubra as formas e expressões artísticas que mudaram o rumo da Arte Moderna.
Texto: Manuela Tenreiro "Doutorada em História da Arte pela School of Oriental and African Studies, linha de pesquisa em Artes e Culturas da Diáspora Africana (2008)... "Saiba mais Curso Online ARTE AFRICANA Imagem de capa: Les Demoiselles d’Avignon, Pablo Picasso, 1907 (Museu de Arte Moderna, Nova Iorque) Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/File:Les_Demoiselles_d%27Avignon.jpg
Contexto histórico
A partir de meados do século XIX, novas gerações de artistas na Europa começam a rejeitar a estética tradicional e clássica, em busca de formas mais abstratas de representação.
As transformações sociais e as revoluções políticas, em particular na França, já anunciavam um rompimento com o passado que viria a ser refletido na arte e que teve início com o movimento impressionista.
Paris tornou-se a capital cultural onde afluíam artistas de toda a Europa e continente Americano.
E como capital de uma potência colonizadora também, Paris era um símbolo do poder político da França no mundo.
Uma cidade esplendorosa onde o espólio colonial era exibido em museus, galerias de arte, coleções particulares, salões artísticos e academias científicas.
Uma exposição que teria uma influência enorme nos movimentos de Arte Moderna, em particular o Fauvismo e o Cubismo.
A arte africana no cubismo
Entre estes artistas estava o jovem Pablo Picasso. O seu contacto com estas até então desconhecidas expressões artísticas marcaram a influência da arte africana no cubismo e o nascimento do próprio movimento.
O seu interesse e curiosidade pela arte Africana foram estimulados por visitas constantes ao Trocadero onde se terá deparado com esculturas do Congo e máscaras da África ocidental, como as máscaras da cultura Dan denominadas Gle concebidas como encarnações de seres espirituais chamados para benefício da comunidade.
Máscara Gle, cultura Dan, século XIX Libéria
Da mesma forma que os colecionadores nada sabiam destes contextos em que a arte africana era criada, Derain, Picasso, e os outros pintores modernistas, não tinham conhecimentos sobre a cultura dos povos africanos e da funcionalidade social dos objetos que tanto admiravam.
O seu interesse era puramente formalista. E a influência da arte africana no cubismo igualmente formal.
A arte africana no cubismo e noutros movimentos modernistas correspondeu assim a um interesse eminentemente estético.
A arte africana no cubismo oferecia as estratégias de representação abstrata que procuravam para criar uma nova linguagem visual modernista que rompesse radicalmente com as estéticas anteriores.
E para Pablo Picasso essa linguagem foi o Cubismo.
A influência das máscaras nas faces de Les Demoiselles d’Avignon é apontada como o mais flagrante exemplo dessa força estética africana de onde Picasso bebeu.
Les Demoiselles d’Avignon, Pablo Picasso, 1907 (Museu de Arte Moderna, Nova Iorque)
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