Conheça alguns artistas e obras do Pós impressionismo
Este movimento consiste num conjunto de variações estilísticas. Com o objetivo comum de ultrapassar o conceito tradicional de arte e expressar a visão do artista.
Neste artigo com texto e vídeo da autoria de Yolanda Silva para o Curso Online Pós Impressionismo conheça alguns dos artistas e obras que integram este grupo artístico.
Inclui um vídeo.
Como um grupo de «desajustados» mudou as regras da Pintura Contemporânea.
O Pós Impressionismo comporta um conjunto alargado de diferentes estilos artísticos. O denominador comum é a motivação de criar uma nova resposta ao movimento Impressionista.
Uma nova expressão na Arte, que permitisse ao artista mostrar a sua visão do mundo e da vida – visão esta cada vez mais sua.
As variações estilísticas surgidas foram reunidas sob uma designação única. O Pós Impressionismo que abarcou várias formas de expressão artística.
Contudo, todos se concentravam na visão subjectiva do artista.
De notar que este movimento surgiu precisamente em seguimento de uma era em que o conceito tradicional de beaux-arts era transcendido pela necessidade de expressão do que se passava no interior mais profundo do artista.
A arte era, agora, uma janela para a alma e o pensamento do artista.
Artistas
Vicent van Gogh, Paul Gauguin, Paul Cézanne e Georges Seurat são alguns dos mais conhecidos nomes do movimento pós impressionista. No entanto muitos outros se enquadram neste movimento artístico que marcou, através da sua diversidade de abordagens estéticas, um importante ponto de viragem na arte europeia.
Lírios, Vicent van Gogh, 1889, Museu J. Paul Getty
Mahana no atua, Paul Gauguin, 1894, wikiart
Neste vídeo conheça uma sequência de algumas obras e artistas deste movimento.