Wassily Kandinsky foi o fundador do grupo expressionista Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul).
Os artistas deste grupo procuravam uma arte que expressasse experiências pessoais da vida do Homem confrontado com a Natureza.
Ao lado de Wassily Kandinsky, Paul Klee, Franz Marc, Auguste Macke, entre outros, seguiram o preceito de expressar na arte a sua reflexão pessoal sobre a Vida e o Mundo.
Imagem de capa: O Cavaleiro, Wassily Kandinsky (Grupo Der Blaue Reiter), 1911 (Museu Boijmans Van Beuninger, Roterdão, Holanda). Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Wassily_Kandinsky,_1911,_Reiter_(Lyrishes),_oil_on_canvas,_94_x_130_cm,_Museum_Boijmans_Van_Beuningen.jpg
Portrait of Wassily Kandinsky – Gabriele Münter
Nascimento:16 de dezembro de 1866; Moscow, Russian Federation.
Morte:13 de dezembro de 1944; Neuilly-sur-Seine, France.
Anos de Atividade:1896 – 1944.
Nacionalidade: Russa.
Movimento Artístico: Expressionismo, Arte abstrata.
O Expressionismo refere-se a um conjunto de tendências artísticas que assumiram nomes diferentes e que perdurou até depois da Segunda Guerra Mundial.
Contudo, o «primeiro» Expressionismo data de entre cerca de 1905 e 1914.
O movimento a que se intitula habitualmente como Expressionismo ou «primeiro» Expressionismo é o termo geral referente ao movimento original e não de outras ramificações subsequentes posteriores à eclosão da Primeira Guerra Mundial e que perduraram até depois da Segunda Guerra Mundial.
As tendências artísticas do Expressionismo tiveram, contudo, continuidade e foram relativamente transversais a outros movimentos de vanguarda, expandindo-se também a novos territórios.
O Expressionismo dividiu-se em dois grupos:
DieBrücke (A Ponte), nascido em Dresden e com um período de actividade estimado entre 1905 e 1913;
e DerBlaueReiter (O Cavaleiro Azul), sediado em Munique e cuja produção se desenvolveu aproximadamente entre 1910 e 1914.
Wassily Kandinsky e o Cavaleiro Azul (Der Blaue Reiter)
Os pintores do grupo O Cavaleiro Azul, fundado por Wassily Kandinsky, procuravam uma arte que expressasse experiências pessoais da vida do Homem confrontado com a Natureza.
Como tal, escolheram temas da paisagem campestre e urbana com cenas sociais incluídas, ou, então, cenas da vida animal, cuja intenção é alegórica.
A Torre de Cavalos Azuis, Franz Marc, 1913 (pintura desaparecida desde 1945). https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Franz_Marc_029a.jpg
O Cavaleiro, Wassily Kandinsky (Grupo Der Blaue Reiter), 1911 (Museu Boijmans Van Beuninger, Roterdão, Holanda). https://en.wikipedia.org/wiki/File:Wassily_Kandinsky,_1911,_Reiter_(Lyrishes),_oil_on_canvas,_94_x_130_cm,_Museum_Boijmans_Van_Beuningen.jpg
A obra deste grupo era marcada pela simplicidade dos meios e pela valorização da cor e da mancha cromática na construção das formas.
Estas últimas são sintetizadas, geometrizadas e revela-se nelas uma tendência progressiva para a abstração.
De facto, os motivos são cada vez mais abstratizantes, com cores claras e líricas e aplicadas com grande sentido de harmonia.
Por sua vez, também as composições são equilibradas, orientadas por linhas sinuosas e circulares, como se seguindo ritmos musicais.
Conheça os cursos online e aprenda mais sobra as vanguardas artísticas
1 Comentário.
[…] Wassily Kandinsky e o Cavaleiro Azul; […]