Restauro de Obras de arte – Esculturas em madeira

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Restauro de Obras de Arte – Patologias da camada cromática e decoração – Esculturas em madeira dourada e policromada

A identificação de patologias na camada cromática e suas causas é fundamental para todos os que se dedicam de obras de arte de escultura em madeira.

Neste artigo pode aprender a realizar o diagnóstico de patologias na camada cromática e decoração identificando as suas causas.

Inclui um vídeo tutorial.

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Em muitos casos, as patologias encontradas ao nível das camadas de preparação, das policromias e da decoração têm como causa direta a degradação do próprio suporte de madeira.

Daí que não se possa fazer uma separação clara entre o que são patologias de suporte e de decoração.

Vamos, no entanto, sistematizar alguns dos aspetos que mais frequentemente se encontram em escultura em madeira dourada e policromada.

Peças destacadas e elementos metálicos oxidados

Destacamentos

Muitas vezes as esculturas não eram esculpidas numa só peça de madeira, alguns elementos (sobretudo mãos e pés, cabeças e atributos de santos) eram talhados em peças separadas, posteriormente montadas, formando o conjunto.

Acontece com alguma frequência encontrarmos estas peças destacadas ou em risco de destacamento.

Lacunas - restauro de obras de arte

Do mesmo modo os elementos metálicos de fixação das peças encontram-se frequentemente oxidados, sem função e a provocar danos às obras.

Lacunas

Por lacuna entende-se a ausência de material original. capa curso técnico conservação e restauro de obras de arte

Lacunas de suporte

Devido aos fatores de degradação da madeira apontados anteriormente é frequente em trabalhos de restauro de obras de arte encontrarmos lacunas de maior ou menor dimensão no suporte de madeira entalhada

Lacunas de preparação

Tratam-se falhas e ausências da preparação que serviu de base à pintura e decoração

Lacunas de policromia e decoração

É frequente que as peças apresentem ausência da pintura original ou das folhas metálicas aplicadas, nalguns pontos, criando descontinuidade na sua leitura.

No vídeo seguinte podemos visualizar algumas das mais frequentes lacunas de policromia encontradas no restauro de obras de arte

Destacamentos

Os destacamentos caraterizam-se pela presença de material original solto ou em risco de se soltar.

Suporte

Por vezes encontramos destacamentos do próprio suporte, isto é, zonas da madeira pouco coesas devido a degradação do material, a fissuras e fraturas

Policromia e decoração

É uma patologia bastante frequente. Trata-se da presença de policromia e decoração mas em fase de destaque do suporte ou muito fragilizada apresentando risco de perda.

Restauro de Escultura - destacamento da camada cromática

Deve ser um dos aspetos de maior atenção na análise e manuseamento de uma obra a fim de se garantir a preservação de todo o original existente.

Sujidades e poeiras

O que são

As sujidades depositadas à superfície das obras tem origem no ambiente em que estas estão integradas.

Podem ser constituídas por depósitos de poeiras, gorduras, fumos de vela, etc.

Sujidades em escultura de santo

A limpeza em restauro de obras de arte

Cuidados a ter

A operação de limpeza das sujidades superficiais pode parecer aparentemente simples.

É, no entanto, um dos mais delicados trabalhos a realizar que deve ser sempre precedido de testes prévios uma vez que tudo o que for removido nesta operação estará irremediavelmente perdido.

Daí ter de haver um cuidado extremo com a preservação do material original.

Elementos externos

É frequente encontrarem-se elementos externos à obra original cuja identificação é por vezes difícil.

Encontramos muitas vezes cera de velas devido à proximidade destas relativamente às imagens.

Mas também outros elementos como resinas, colas, lacres, muitas vezes utilizados na tentativa de “arranjar” as peças mas muitas vezes com consequências nefastas para a sua conservação.

Repintes

Constituem um dos piores “pesadelos” do técnico de conservação e restauro

Encontram-se com frequência nas vestes e carnações adaptando a peça aos gostos das épocas ou tentando colmatar eventuais lacunas surgidas.

repinte em conservação e restauro de uma escultura

Temos ainda casos de repintes integrais com origem em restauro de obras de arte pouco consciencioso que alteram completamente a obra original  (expressões, decoração, tipos de policromia)

Muitas vezes estes repintes, por serem realizados com materiais não compatíveis e não reversíveis, são contrários aos princípios da conservação e restauro de obras de arte e conduzem à destruição do original, sendo impossíveis de remover.


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Programa Restauro de escultura

1 – Conservação – Conceitos e princípios éticos

1.1 – Conceito de Conservação e Restauro
  • Conservação preventiva
  • Conservação curativa
  • Restauro
1.2 – Processo de Intervenção
  •  Análise e levantamento do estado de conservação
  • Formulação do projeto de intervenção de Conservação e Restauro de obras de arte
  • Registo
1.3 – Princípios chave de intervenção em restauro de obras de arte

2 – Conservação Preventiva

  • Âmbito e vantagens
  • Boas práticas para a preservação de obras de arte

3– Suporte e Decoração

3.1 – A madeira como suporte
  • Caraterísticas da madeira
  • Corte e montagem
  • Entalhe
3.2  – Policromia e decoração
  • A decoração da escultura em madeira ao longo do tempo
  • A preparação
  • Técnicas decorativas

4      – Conservação e Restauro

4.1  – Critérios e princípios de intervenção
4.2  – Procedimentos prévios
  • Caraterização
  • Análise e diagnóstico
4.3   -Metodologia de intervenção
  • Tratamento do suporte
  • Tratamento das camadas de superfície
  • Pré fixação e fixação
  • Consolidação
  • Limpeza
  • Preenchimento de lacunas
  • Reintegração cromática

5 – Estudo de caso


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