Curso online – Os pigmentos na investigação, datação e restauro de arte
O estudo dos pigmentos é um campo multidisciplinar que combina a química, a física e a biologia, bem como a história da arte e outros domínios, para compreender os pigmentos e o seu comportamento.
Este estudo é fundamental para a valorização, conservação, autenticação e restauro de arte.
Contêm elementos-chave para a abordagem de uma obra de arte, para além de fornecerem informações valiosas sobre o período, o estilo e as técnicas dos artistas, a sua origem e autenticidade.
Um dos aspectos fundamentais é o estudo da composição química dos pigmentos e a forma como esta afecta a sua cor; ou as suas propriedades físicas que informam a forma como interagem com a luz.
Idiomas: Português
Também disponível em Español
Curso Online Os Pigmentos na Investigação e Restauro de Arte
O preço do curso inclui acesso 24 horas por dia e por tempo ilimitado a:
- Lições para cada tópico do programa
- Ligações
- Documentos de estudo
- Avaliação (1 questionário final)
- Certificado.
Como funciona
Programa – curso online Os pigmentos na investigação e restauro de arte
Tema 1: Introdução aos pigmentos
1. Características gerais dos pigmentos
- Tipos e origem
- Estrutura e granulometria
- Propriedades óticas e físicas dos pigmentos
- Propriedades químicas dos pigmentos
- Reações químicas que dão lugar a pigmentos
- Exemplos de elementos químicos utilizados na produção de pigmentos artísticos e como tendem a comportar-se quando são pigmentos.
Tema 2 – Os pigmentos como material artístico
2.1. Processo de fabricacão
2.2. Composição dos pigmentos e sua importância na criação artística
2.3. Compatibilidade com os restantes materiais que compõem uma obra de arte
Tema 3 – Restauro e Conservação de pigmentos
3.1. Restauro
3.1.1. Fatores de degradação e principais patologias
3.1.2. Visão geral dos pigmentos e das técnicas utilizadas no restauro de arte
3.2. Conservação
3.2.1. Importância da conservação preventiva na proteção dos pigmentos
3.2.2. Métodos e materiais para a proteção de pigmentos
3.2.3. Considerações éticas e legais na conservação de pigmentos
Tema 4 – A utilização de pigmentos na investigação e datação de obras de arte
4.1. Utilização de pigmentos como indicadores cronológicos (breve panorâmica histórica dos pigmentos)
4.2. Técnicas, estilo e materiais como indicador cronológico
4.3. Limitações e considerações na utilização dos pigmentos para a datação de obras de arte
Autoria
Aida Martinez
Licenciada em História da Arte pela Universidade de Múrcia e diplomada em Restauro e Conservação de Obras de Arte pela Escola de Arte de Gaia (Valência). Conservação de Obras de Arte da Escola de Arte de Gaia (Valência). Graças ao Mestrado em Análise e Autenticação de Obras de Arte da Universitat de València, pôde especializar-se em áreas como a análise de obras de arte, a fotografia técnica e a avaliação de obras de arte.
Realizou o estágio para este mestrado no CAEM (Centre d’Art d’Època Moderna). Trabalhou no “ME-FECIT, análise e valorização de obras de arte”. Para além disso, participou em projectos de restauro tão relevantes como o restauro do Palácio Valeriola, que alberga atualmente o Centro de Arte Hortensia Herrero (Valência).