A identificação de patologias na camada cromática e suas causas é fundamental para todos os que se dedicam à restauração de esculturas em madeira . Neste artigo pode aprender a realizar o diagnóstico de patologias na camada cromática e decoração identificando as suas causas.
Inclui um vídeo tutorial.
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restauro | restauração de esculturas em madeira – policromia e decoração
Em muitos casos, as patologias encontradas ao nível das camadas de preparação, das policromias e da decoração tem como causa direta a degradação do próprio suporte de madeira. Daí que não se possa fazer uma separação clara entre o que são patologias de suporte e de decoração.
Vamos, no entanto, sistematizar alguns dos aspetos que mais frequentemente se encontram em escultura em madeira dourada e policromada.
restauro | restauração de esculturas em madeira – PEÇAS DESTACADAS E ELEMENTOS METÁLICOS OXIDADOS
Muitas vezes as esculturas não eram esculpidas numa só peça de madeira, alguns elementos (sobretudo mãos e pés, cabeças e atributos de santos) eram talhados em peças separadas, posteriormente montadas, formando o conjunto.
Acontece com alguma frequência encontrarmos estas peças destacadas ou em risco de destacamento.
Do mesmo modo os elementos metálicos de fixação das peças encontram-se frequentemente oxidados, sem função e a provocar danos às obras.
restauração de esculturas em madeira | LACUNAS
Por lacuna entende-se a ausência de material original.
Lacunas de suporte
Devido aos fatores de degradação da madeira apontados anteriormente é frequente encontrarmos lacunas de maior ou menor dimensão no suporte de madeira entalhada
Lacunas de preparação
Tratam-se falhas e ausências da preparação que serviu de base à pintura e decoração
Lacunas de policromia e decoração
É frequente que as peças apresentem ausência da pintura original ou das folhas metálicas aplicadas, nalguns pontos, criando descontinuidade na sua leitura.
Restauro de escultura em madeira | DESTACAMENTOS
Os destacamentos caraterizam-se pela presença de material original solto ou em risco de se soltar.
Suporte
Por vezes encontramos destacamentos do próprio suporte, isto é, zonas da madeira pouco coesas devido a degradação do material, a fissuras e fraturas
Policromia e decoração
É uma patologia bastante frequente. Trata-se da presença de policromia e decoração mas em fase de destaque do suporte ou muito fragilizada apresentando risco de perda.
Deve ser um dos aspetos de maior atenção na análise e manuseamento de uma obra a fim de se garantir a preservação de todo o original existente.
Restauro de escultura em madeira | SUJIDADES E POEIRAS
As sujidades depositadas à superfície das obras tem origem no ambiente em que estas estão integradas.
Podem ser constituídas por depósitos de poeiras, gorduras, fumos de vela, etc.
A operação de limpeza das sujidades superficiais pode parecer aparentemente simples. É, no entanto, um dos mais delicados trabalhos a realizar que deve ser sempre precedido de testes prévios uma vez que tudo o que for removido nesta operação estará irremediavelmente perdido. Daí ter de haver um cuidado extremo com a preservação do material original.
restauro de escultura em madeira | ELEMENTOS EXTERNOS
É frequente encontrarem-se elementos externos à obra original cuja identificação é por vezes difícil.
Encontramos muitas vezes cera de velas devido à proximidade destas relativamente às imagens.
Mas também outros elementos como resinas, colas, lacres, muitas vezes utilizados na tentativa de “arranjar” as peças mas muitas vezes com consequências nefastas para a sua conservação.
restauro | restauração de esculturas em madeira – REPINTES
Constituem um dos piores “pesadelos” do conservador.
Encontram-se com frequência nas vestes e carnações adaptando a peça aos gostos das épocas ou tentando colmatar eventuais lacunas surgidas.
Temos ainda casos de repintes integrais com origem em “restauros” pouco conscienciosos que alteram completamente a obra original (expressões, decoração, tipos de policromia)
Muitas vezes estes repintes, por serem realizados com materiais não compatíveis e não reversíveis, conduzem à destruição do original, sendo impossíveis de remover.
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Programa Restauro de escultura
1 – Conservação – Conceitos e princípios éticos
1.1 – Conceito de Conservação
- Conservação preventiva
- Conservação curativa
- Restauro
1.2 – Processo de Intervenção
- Análise e levantamento do estado de conservação
- Formulação do projeto de intervenção de Conservação e Restauro
- Registo
1.3 – Princípios chave de intervenção
2 – Conservação Preventiva
- Âmbito e vantagens
- Boas práticas para a preservação de obras de arte
3– Suporte e Decoração
3.1 – A madeira como suporte
- Caraterísticas da madeira
- Corte e montagem
- Entalhe
3.2 – Policromia e decoração
- A decoração da escultura em madeira ao longo do tempo
- A preparação
- Técnicas decorativas
4 – Conservação e Restauro
4.1 – Critérios e princípios de intervenção
4.2 – Procedimentos prévios
- Caraterização
- Análise e diagnóstico
4.3 -Metodologia de intervenção
- Tratamento do suporte
- Tratamento das camadas de superfície
- Pré fixação e fixação
- Consolidação
- Limpeza
- Preenchimento de lacunas
- Reintegração cromática
5 – Estudo de caso
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