Qual o período da idade média ? Quais são os marcos temporais normalmente aceites para definir o inicio e o fim do período da idade média ? Quais os fenómenos que marcaram estes 1000 anos de História ?
Imagem de capa: miniatura do sec. XIV de uma batalha durante a segunda cruzada, William de Tyre, Biblioteca Nacional de França, Departamento de Manuscritos 22495 fol. 154v. Fonte wikipedia.
Por: Marina Barros Cabral
Autora do curso CIDADES MEDIEVAIS
“foi na Idade Média que surgiu a sociedade moderna, que criou “a cidade, a nação, o Estado, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução”.
LE GOFF, Jacques. “Para um novo conceito de Idade Média”. Lisboa: editorial Estampa, 1980.
o período da Idade Média | 1000 anos de História
Para ajudar a compreensão de um período tão plural e extenso quanto a Idade Média é importante localizar os fenômenos principais que definiram a linha do tempo desta cronologia.
O termo Idade Média vem carregado de negatividade. No século XVI a Idade Média foi teorizada por alguns pensadores como um período de decadência, atraso e superstição. Tempo de repressão religiosa e ignorância.
o período da Idade Média | a visão Romântica
Já no século XVII o Romantismo trouxe de volta a sensibilidade e a idealização. Juntamente a estas características, os românticos procuravam uma identidade nacional, fato que aproximou-os do passado e os levou a revisitar com percepções diferentes a sociedade que formou os Estados Modernos.
o período da Idade Média | tempo de descobertas
O século XX então anuiu à Idade Média o título de período de descobertas. Não só não foi tempo de trevas, como foi tempo de semear o que viria a sedimentar a Idade Moderna.
Portanto, além dos 1000 anos de duração, o mundo medieval se distingue por iniciar mudanças cruciais na formação do ocidente europeu, mudanças estas que foram espalhadas por outros continentes com as Expansão Marítima.
Não há equívoco maior do que pensar em Idades das Trevas ou em acreditar que foi um longo tempo de atraso e retrocesso.
O fim da Idade Média é antes de tudo uma evolução do que nela foi concebido, muito diferente da mais vulgar compreensão de sua ruptura e o consequente Renascimento.
Vamos ver de seguida os que são considerados os marcos cronológicos da Idade Média e os aspetos mais marcantes dos seus períodos.
2 Comentários.
[…] Para conhecer melhor a cronologia da Idade Média leia o artigo Qual o período da idade média ? Os fenómenos que marcaram 1000 anos de História! […]
[…] Qual o período da idade média ? Os fenómenos que marcaram 1000 anos de História! […]