Pablo Picasso | O caminho artístico nos períodos Rosa e Azul.
Conheça um dos mais emotivos períodos artístico de Pablo Picasso
Autora: Jéssica Panazzolo
Já faz parte da construção inconsciente dos apreciadores das artes plásticas pensar em formas distorcidas, cores vibrantes, retratos cheios de sentimentos transbordando quando falamos em Pablo Picasso.
Contudo, o caminho do artista até o cubismo foi longo e cheio de experimentações.
Particularmente importantes foram dois períodos de Pablo Picasso ainda pouco conhecidos do grande público.
Falamos dos períodos azul e rosa que precederam o nascimento do cubismo.
Nestes períodos de experimentação de Pablo Picasso o artista produziu obras de grande expressão emotiva e desenvolveu caminhos estéticos incontornáveis no seu caminho artístico.
Período Azul – 1901 a 1904
Pablo Picasso já era conhecido na cena artística parisiense. Tinha contato com vários artistas e suas expressões.
Entendendo as diversas correntes do momento, como o fauvismo e o modernismo, começa a afastar-se ainda mais da pintura clássica e inicia a criação de obras transgressoras, pictóricas e sombrias e, ao mesmo tempo, homogêneas e harmônicas.
Retratando o simbolismo existencial e a melancolia em sua mais forte expressão, Pablo Picasso mergulha no ensimesmamento de suas figuras.
São pessoas comuns, ordinárias, com profissões pouco reconhecidas, como lavadoras e prostitutas, ou bêbados, mendigos, velhos e marginais.
As cenas registram mães segurando seus bebês aninhados no colo, mulheres à mesa de um bar, casais com olhares perdidos, decrépitos sentados ao chão com o corpo entregue à solidão.
O foco está nos personagens, que têm os corpos encurvados, entortados. O fundo possui poucos elementos ou nenhum e os tons de azul, cor ligada ao sofrimento e à tristeza, vão se sobrepondo e criando texturas que desafiam a perspectiva.
A Morte de Casagemas – 1901 – O suicídio do amigo mexeu profundamente com Picasso, a ponto dele retratar seu velório.
Mãe e Filho – 1902 – Os tons de azul somados dão ar lúgubre à cena da mãe com o filho no colo.
O ápice da fase Azul de Pablo Picasso se dá com “A vida”, de 1903.
A composição, segundo especialistas, mistura diversos temas entre personagens que não interagem nem no olhar, formando uma cena irreal, quase ameaçadora.
Da mulher grávida, passando pela lactante, ao envelhecimento, até à morte, no centro do quadro.
A vida – 1903
Período Rosa – 1904 a 1906
Depois de mergulhar na melancolia de pedintes e da própria solidão, Pablo Picasso começou a ampliar sua gama de cores.
Vale ressaltar, que a divisão entre os períodos foi algo posterior à execução das obras por Picasso. O artista e seus contemporâneos não faziam este recorte histórico na produção do espanhol. Ao contrário, enxergavam como uma continuidade.
O início da fase rosa se dá com uma série de pinturas de Madeleine, namorada de Picasso na época. Aos poucos, outros tons passam a compor as obras do artista, além do azul, assim como novos temas.
O que persiste em sua produção é melancolia.
Um dos marcos deste período é a obra “ Mulher com um corvo” de 1904. A composição se forma entre contrastes e oposições de formas e cores, como a plumagem do pássaro versus o rosto esmaecido da mulher.
Mulher com um corvo – 1904
Picasso passa a registrar também os bastidores dos artistas de rua e do circo. São várias as obras deste período que mostram saltimbancos, acrobatas, arlequins e suas famílias em momentos íntimos.
Acrobata com bola – 1905 – O contraste entre o azul e o rosa dão movimento ao corpo da jovem acrobata que equilibra-se na frente de outro artista circense antes do espetáculo.
Família de acrobatas com macaco – 1905 – Em cena de intimidade entre os artistas, longe dos palcos, Picasso mostra-se mais interessado nas particularidades da vida do que nas representações.
Nu sobre fundo vermelho – 1906 – Qualquer semelhança com o que viria a ser o cubismo, não é mera coincidência.
Picasso explorou também os tons de rosa monocromáticos, e, aos poucos, foi concentrando-se nos corpos femininos.
São novas formas geométricas, ordenações espaciais e contorções que, claramente, mostram o caminho artístico do espanhol que culminaria com uma de suas obras primas Les Demoiselles d’Avignon, de 1907.
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Jessica Panazzolo
Jessica Panazzolo é graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada pelo Mackenzie. Atuou por 15 anos no mercado de comunicação brasileiro. Trabalhou em corporações e editoras de revistas. Hoje, presta consultoria de comunicação e marketing e atua como ghost writer
4 Comentários.
Excelentes informações, obrigada por compartilhar com os apreciadores de arte!!!
Obrigada pelo incentivo, Raquel! Vamos continuar a partilahr informação.
gosto muito de pablo picasso
Estas fases, de algum modo menos conhecidas, são muito interessantes.