Ou seja, o significado de o que é patrimonio imaterial abarca também os bens ou valores naturais ou criados pelo homem, materiais ou imateriais, sem a definição do tempo e do lugar, herdados de seus ancestrais, conservados e resguardados com o intuito de transmitirem a gerações futuras.
Ressaltamos que, embora sejam herdados, há diferença entre os significados de patrimônio e de herança.
Por essa razão, com repercussão mundial, foi aprovado na Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial a seguinte definição:
“Entende-se por patrimônio cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e saber-fazer – assim como os instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como fazendo parte de seu patrimônio cultural. Esse patrimônio cultural imaterial transmitido de geração em geração é recriado permanentemente pelas comunidades e grupos em função de seu meio, de sua interação com a natureza e de sua história, e lhes confere um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Para os fins da presente Convenção, só será levado em consideração o patrimônio cultural imaterial conforme os instrumentos internacionais existentes relativos aos direitos do homem, e de acordo com a exigência do respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos, e de um desenvolvimento sustentável” (UNESCO, 2003).
Leia aqui o texto completo.
Ainda na mesma linha, Smith afirma e clarifica o que é patrimonio imaterial :
“O patrimônio é o processo cultural ou o resultado daquilo que remete aos modos de produção e de negociação ligados à identidade cultural, à memória coletiva e individual e aos valores sociais e culturais” (Smith, 2006).
Se é importante perceber o que é patrimonio imaterial também é importante saber como preservar este património. E como sensibilizar as nossas crianças e jovens para a sua salvaguarda.
Sabe que tem à sua disposição um Kit de recolha de património imaterial?
A Base de Dados «Kit de Recolha de Património Imaterial» promove uma abordagem integrada à realidade cultural das comunidades locais, através da utilização das suas diversas fichas, quer as destinadas à recolha de património imaterial (“Saberes e Ofícios Tradicionais”, “Tradições Festivas” e “Tradições Orais”), quer as de registo de património material (“Lugares”, “Edifícios” e “Objetos”), destinadas a uso conjunto num mesmo projeto educativo.
Tal como a publicação da DGPC que se encontra na origem da Base de Dados «Kit de Recolha de Património Imaterial», este instrumento educativo foi elaborado atendendo à importância que a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003) confere à implementação de «programas educativos, de sensibilização e informativos destinados ao público, nomeadamente aos jovens», com vista a assegurar a valorização social do património cultural imaterial (artigo 14.º).
1 Comentário.
[…] Fátima Muralha 12/04/2019 […]