No dia do livro infantil partilhamos uma coletânea de contos de Andersen alguns bem nossos conhecidos.
Quem não conhece o patinho feio ou a pequena sereia nas versões da Disney ou o bailado de Tchaikovsky, o soldadinho de chumbo.
A partir de 1967, o dia 2 de abril passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil. Comemora-se assim em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.
Este dia internacional releva a importância da leitura e o papel fundamental dos livros infantis na educação e na sociedade.
Pode descarregar a coletânea na ligação abaixo
Contos de Andersen
Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen (1805-1875) foi um escritor dinamarquês, autor dos contos infantis: soldadinho de chumbo, o patinho feio, a pequena sereia, os sapatinhos vermelhos, entre outros.
Hans Christian Andersen nasceu em Odense, Dinamarca, no dia 2 de abril de 1805.
Teve uma infância pobre e cedo se interessou pela escrita e pelo teatro.
Entre os anos de 1835 e 1842 escreveu seis volumes de contos infantis. Escrevia numa linguagem atraente e acessível ao público infantil.
Apesar de ter escrito poesias e romances, ficou famoso em todo o mundo pelas suas histórias infantis.
o patinho feio
O conto o patinho feio publicado pela primeira vez em 11 de Novembro de 1843.
“Conta a história de um patinho que nasce diferente dos outros, tendo uma penugem escura enquanto os seus irmãos são lindos. O pobre patito cresce complexado e infeliz, sentindo-se diferente dos outros e achando-se feio e rejeitado por toda a gente. Não obstante, quando cresce transforma-se num bonito cisne, o que sempre tinha sido sem saber. Deste modo, transforma-se no mais bonito dos animais do lago, uma coisa que nem sequer sonhava.” (https://www.omeubebe.com/criancas/atividades-jogos/historia-patinho-feio).
Uma história com uma moral indiscutivelmente atual.
o patinho feio, ilustração de Vilhelm Pedersen
O dia internacional do livro infantil
O Dia internacional do livro infantil é sem dúvida uma chamada de atenção para a importância da leitura na educação das nossas crianças desde muito pequenas.
Mas é igualmente o reconhecimento de Hans Christian Andersen como o grande escritor de contos infantis em todo o mundo e muito particularmente na Dinamarca, seu país natal.
Vale a pena explorar o site oficial que inclui edições dos contos de Andersen em várias línguas, algumas com lindíssimas ilustrações.
Contamos consigo:
Nos comentários pode partilhar com todos os colegas sugestões de atividades interessantes para realizar em família.
Obrigado!