A moça com brinco de pérola ou A rapariga com brinco de pérola é a obra mais emblemática de Johannes Vermeer.
Vermeer, Johannes: Rapariga com o Brinco de Pérola, 1665. Óleo sobre tela. Mauritshuis, Haia- Holanda. Fonte: https://www.wikiart.org/pt/johannes-vermeer/rapariga-com-brinco-de-perola-1665
A obra está assinada, porém não datada, acredita-se que tenha sido produzida em 1665 em Delft, Holanda. Suas dimensões são 44,5 cm de altura por 39 cm de largura, relativamente pequeno se comparado a sua fama internacional.
A moça com brinco de pérola
A moça com brinco de pérola é uma pintura marcante. Retrata uma cena em um ambiente interior, uma rapariga em roupas exóticas em um fundo escuro.
A rapariga está usando um brinco de pérola extraordinariamente grande e o material e as cores de suas vestes parecem ser preciosos.
O corte da pintura é localizado na parte superior do torso, como um busto. Ela está posicionada com seu corpo virado de costas ao observador, enquanto seu rosto está virado sobre seu ombro olhando diretamente ao observador, seus olhos têm tamanho e clareza espetacular, seus lábios entre abertos, rosados, manifestam intimidade e sensualidade.
O nome desta obra até os anos 50 era Rapariga jovem ou Rapariga de turbante, só se tornando posteriormente rapariga com brinco de pérola ou moça com brinco de pérola.
Composição
Sua composição é baseada em linhas diagonais que geram um movimento lateral centrado no eixo da rapariga, apesar de ter linhas assimétricas há um senso de equilíbrio e compensação de espaços.
Seu contorno é feito pelo contraste entre os tons que os objetos assumem em relação a luz, dispensando linhas.
A luz é difusa, porém tem clara orientação da esquerda superior para a direita da tela, a mesma é o tema central nas obras de Vermeer. Tendo ele sido chamado de “mestre da luz”.
As pinceladas quase desprovidas de textura, as suaves cores, a leveza e maciez aplicada ao objeto retratado são típicas do artista.
Nos aproximando mais da pintura podemos perceber algumas rachaduras na superfície da tela, após o restauro feito 1994 se constatou impossível reparar o craquelado. Na ocasião do mesmo restauro foi removido verniz amarelado da tela, tornando mais vivos os tons.
1 Comentário.
[…] fascinante e meticulosa de Johannes Vermeer no artigo Vermeer e a intensa beleza do cotidiano e no artigo sobre a sua mais emblemática obra Moça com brinco de […]