Kazimir Malevich | mentor do suprematismo

Newsletter

Kazimir Malevich –  (Kiev,  1879– São Petersburgo, 1935) foi o criador da corrente artística abstrata: suprematismo.

kazimir malevich autorretrato webKazimir Malevich

Казимир Малевич (Kazimierz Malewicz)

Autorretrato

Fonte: Wikiart

 

 

 

 

 

 

O suprematismo

Este movimento, nascido na Rússia entre os anos de 1915-16, teve como principal impulsionador o pintor Kazimir Malevich.

O Suprematismo tem uma forte influência na filosofia russa do final do século XIX e Malevich é movido, em particular, pelos pensamentos niilistas de Nietzsche. A partir do ideário aqui recolhido, o pintor russo procurou criar uma pintura pura e perfeitamente capacitada à expressão do espírito humano sem demonstrar ligação ao Real.

Leia mais sobre o suprematismo.

Black square Malevich

Quadrado Preto, de Kazimir Malevich, 1924 (Museu Russo, São Petersburgo – Rússia).

https://wikimedia.org/wikipedia/commons/0/01/Black_Square.jpg


«Devemos dedicar-nos directamente às massas da cor como tal e procurar nelas as formas decisivas. Não se pode reproduzir o movimento das massas vermelhas, verdes e azuis pelo desenho representativo. Este dinamismo não é mais do que uma revolta das massas pictóricas para se tornarem independentes do objecto, para se libertarem das formas que nada designam, quer dizer, para se fazerem predominar as formas puramente pictóricas sobre as formas racionais, para chegar ao Suprematismo, o novo realismo da pintura.» (Malevich – Suprematismo, escritos de 1914-20)


Quadrado Branco sobre Fundo Branco

A sua pesquisa intensa pela pintura pura fez com que Malevich chegasse mesmo ao ponto de colocar em causa a própria existência da pintura.

Este depuramento ideológico é reflectido pelos vários estudos intitulados «Quadrado Branco sobre Fundo Branco».

 

Kazimir Malevich white on white

Branco Sobre Branco, Malevich, 1918 (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, EUA).

https://en.wikipedia.org/wiki/White_on_White#/media/File:White_on_White_(Malevich,_1918).png

Branco sobre Branco é um dos exemplares mais reconhecidos da Pintura Suprematista. Esta peça foi pintada no ano seguinte à Revolução de Outubro e faz parte de uma série de trabalhos iniciados por Malevich em 1916 e apelidados com o mesmo nome.


A obra que aqui abordamos é uma tela quadrada em que o pintor representou um outro quadrado, descentrado e num ângulo inclinado. É exemplar o modo como o pintor dispensa a maioria das características da arte representativa: não há sentido de cor, profundidade ou volume; apenas uma forma geométrica monocromática, sem precisão simétrica nem margens perfeitamente definidas.

Apesar de se tratar de uma pintura pouco detalhada, as pinceladas são bastante evidentes e o artista tentou atribuir algum sentido de movimento ao quadrado. De facto, Malevich tinha como intensão evocar uma sensação de um quadrado flutuante no espaço, o que reforça a sua utilização do branco como cor do infinito. A própria inclinação do quadrado, por ligeira que seja, sugere movimento.

Contudo, se por um lado, se pode atribuir uma ideia de infinito à pintura, por outro, pode-se igualmente reflectir sobre o seu niilismo latente. Estaria também Malevich a mostrar a sua visão face à Modernidade? Talvez estivesse a exultar os valores de um mundo rendido ao materialismo, fustigado pelos conflitos do início de século. Nesse sentido, o quadrado não se move simplesmente no infinito, mas deixa-nos a sensação de desaparecimento sucessivo no espaço – até desaparecer

Yolanda Silva, curso online Pintura das Primeiras Vanguardas II


Etapas Artísticas de Kazimir Malevich


Curso Online Pintura das Primeiras Vanguardas | Parte 2

Parte 1 | Introdução: Contexto

 1.1. Contexto Histórico1.2. Século XX: Cronologia de marcos importantes de 1900 a 1950

Parte 2 | Movimento Dada

2.1.  História e Essência

2.2.  Manifesto Dadaísta

Parte 3 | Surrealismo

3.1.  História e Essência

3.2.  A temática

3.3.  A aventura Surrealista

Parte 4 | Metafísica

4.1.  A pintura Metafísica

Parte 5 | Abstraccionismo

5.1.  Introdução | Abstraccionismo | A Bauhaus

5.2.  Correntes e tendências

5.3.  Kandinsky | Abstraccionismo lírico

5.4.  Abstraccionismo Geométrico

5.5.  Supermatismo

5.6.  Neoplasticismo

 

Conheça as vanguardas artísticas europeias

Newsletter

Menu