Hoje, vá ao Teatro… como celebrar o dia mundial do teatro em casa.

No dia mundial do teatro e em tempo de isolamento social saiba um pouco mais sobre a essência do teatro. E conheça algumas salas online e espetáculos que as companhias teatrais lhe oferecem.


Texto: Rute Ferreira


“O mistério do teatro reside numa aparente contradição. Como uma vela, o teatro consome a si mesmo no próprio ato de criar a luz.”

Margot Berthold


dia mundial do teatro

No dia 27 de março celebramos o Dia Mundial do Teatro e como esse ano em particular muitos de nós não podem ir ver um espetáculo, que tal descobrirmos um pouco mais sobre a sua história no Ocidente?

dia mundial do teatro | O théatron

dia mundial do teatro anfiteatro de Epidauro

Anfiteatro de Epidauro

O théatron, origem da palavra, a princípio designava o lugar de onde se via o drao, o drama, a ação. Em sua origem etimológica, o teatro está muito mais ligado à ideia de recepção que a de produção. Contudo, o espectador grego não via passivamente – o público participava ativamente daquilo que era, para ele, um ritual. Além de designar o local, o edifício, teatro também diz respeito à ação dramática em si, à representação. Em seu conhecido estudo História Mundial do Teatro, a escritora Margot Berthold  diz, em seu prefácio:

“O mistério do teatro reside numa aparente contradição. Como uma vela, o teatro consome a si mesmo no próprio ato de criar a luz.”

 

dia mundial do teatro | A dramaturgia

Página do Auto de Inês Pereira, de Gil Vicente

Página do Auto de Inês Pereira, de Gil Vicente

E essa deve ser, sem dúvida, a característica mais marcante dessa forma de arte. Diferente de outras modalidades artísticas, como a pintura, ou a escultura, que atravessam o tempo e podem ser sempre revistas, o teatro se encerra enquanto acontece, sua efemeridade é aquilo que o diretor Eugenio Barba chama de “procurar a vida num papel machê”.

Entretanto, há uma face do teatro que eventualmente dura e que assim como uma pintura, também pode atravessar gerações: a dramaturgia. Chamamos de dramaturgia o texto teatral, e em sua origem, a palavra traz a ideia de ação – ou seja, a dramaturgia não é um texto feito apenas para ser lido mas, principalmente, para ser posto em ação.

Gil Vicente

Há autores que se dedicaram quase que exclusivamente a esse tipo de trabalho, como é o caso do português Gil Vicente, cujas obras, em geral Autos, são até hoje lidas, encenadas e assistidas. Nada mais justo para o homem considerado o “pai do teatro português”.

O autor se utilizava de elementos teatrais para satirizar comportamentos, especialmente entre aqueles que detinham o poder.

O Auto da Barca do Inferno, uma de suas obras mais populares, e cujo enredo gira em torno de dois barcos que conduzem as almas para o Inferno ou para o Céu, um fidalgo e um frei, por exemplo, são conduzidos para a barca do inferno – em sua conversa com o barqueiro da danação, eles tentam explicar seus comportamentos em vida, mas já é tarde demais. Gil Vicente não os perdoa.

O teatro como crítica e alegoria

Gil Vicente não foi o único a utilizar os recursos teatrais para falar de algum tema polêmico ou criticar uma suposta elite.

No Brasil, em 1974, em plena ditadura militar, Gianfrancesco Guarnieri escreveu uma peça que se passava numa distante aldeia medieval, em que um poeta amanhece morto, misteriosamente, enforcado numa praça. A peça foi submetida à censura vigente e passou, podendo ser apresentada. De fato, os censores não perceberam que Guarnieri se utilizara de uma alegoria para tratar de um tema muito mais contemporâneo a eles: a morte do jornalista Vladimir Herzog, um ano antes (segundo o governo, ele se enforcara na prisão, mas acredita-se que tenha sido assassinado pelo estado). 

Em outros tempos e lugares, outros dramaturgos também utilizaram a alegoria como um recurso teatral, como uma forma de dizer aquilo que de outro modo talvez não prestássemos tanta atenção.


As duas peças valem muito a leitura e você pode encontra-las nos links abaixo:

O Auto da Barca do Inferno: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00111a.pdf

Ponto de Partida: https://docero.com.br/doc/e0necn


E, vamos ao teatro…

Em resposta ao período de isolamento social, algumas companhias teatrais criaram “salas de teatro online”. Neste  dia mundial do teatro deixamos algumas sugestões que pode acompanhar.

Sala Online do D. Maria II

Todas as 6as e sábados às 21h00 o Teatro Nacional estreia um novo espetáculo que fica, a partir daí, disponível.

Entre na Sala Online do D. Maria II e veja os espetáculos já disponíveis.

Teatro Aberto: peças de teatro online e gratuitas para todos!

Conheça a programação do Teatro Aberto de peças encenadas por João Lourenço e que estiveram em cena no Teatro Aberto recentemente.


Contamos consigo:

Nos comentários pode partilhar com todos os colegas sugestões e ligações para visitas, iniciativas, espetáculos ou exposições online.

Obrigado!


[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Cta_Widget”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”Thim_Courses_Widget”][/siteorigin_widget]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu