1 as palavras sobre o curso de Mitologia greco-romana
No curso de mitologia grega e mitologia romana online conheça os mitos, deuses, heróis e criaturas fantásticas.
Aprenda a identificar os episódios mitológicos que povoam o nosso imaginário. Veja como os artistas os representam ao longo dos tempos.
O curso de mitologia grega e mitologia romana online é muito mais do que aprendizagem e cultura.
É uma aventura através de um mundo fascinante, povoado de símbolos e mistérios.
Vamos desvendar um pouco do que vai aprender sobre a mitologia grega neste curso de mitologia
Através deste curso, procura-se que os formandos se familiarizem com as religiões da cultura clássica (Grega e Romana). Conhecerão as principais divindades, heróis e outras representações relevantes, os episódios mais importantes na cultura clássica e as correspondências existentes entre as personagens de uma e outra religião.
- Reconhecer os elementos mais relevantes e aprofundar a iconografia das mitologias clássicas.
- Reconhecer divindades e personalidades relevantes no âmbito das religiões grega e romana e identificar os seus atributos.
- Fazer corresponder as divindades gregas com a sua equivalente romana e vice-versa.
- Identificar, descrever e compreender a simbologia das representações alegóricas.
A Teogonia
A palavra teogonia traduz-se literalmente em «nascimento dos deuses».
O mito tinha como principal função justificar as regras fundamentais da vida, durante o processo de formação das crianças e jovens.
Assim, mesmo tendo formas humanas (e agindo como humanos), os deuses eram como que alegorias que davam expressão aos anseios e aos medos humanos. Aos fenómenos atmosféricos e aos demais prodígios para os quais não encontrassem explicação.
Os deuses
No início, havia apenas o Caos…
Foi a partir do Caos – o primeiro deus primordial segundo Hesíodo – que foram criados os restantes deuses.
No curso de mitologia grega e mitologia romana vai ficar a saber como nasceram as divindades. As montanhas, os titãs , os gigantes, as oceânides, as neréides, as musas e tantos outros…
E claro, chegaremos aos 12 deuses olímpicos.
Os deuses nascidos a partir do casal Zeus e Hera e das relações extraconjugais de Zeus.
A Era dos Heróis
A Era dos Heróis é a idade da mitologia grega na qual viveram os heróis. Foi nesta altura do Período Arcaico grego que surgiram as histórias épicas de Hércules, Aquiles ou Belerofonte.
Os heróis, muito embora fossem mortais, não deixavam de ser semideuses (filhos de um deus – geralmente disfarçado de uma mortal – e um ser mortal) e, por isso, capazes de proezas que se diriam impossíveis ao comum dos mortais.
Fique a conhecer: Herácles, Belerofonte, Édipo, Aquiles, Jasão, Ulisses e tantos outros.
Os mitos
Os heróis estavam associados a lendas e mitos.
Os mitos heroicos gregos mais habitualmente mencionados são os 12 trabalhos de Héracles e, especificamente na Grécia, as três mais importantes vitórias militares gregas: a Expedição dos Argonautas, a Guerra de Troia e a Guerra de Tebas.
Os monstros
Na mitologia grega, os monstros proliferaram, abarcando criaturas cuja aparência variava muito.
Podiam ser animais realmente existentes, aos quais se dava poderes extraordinários, animais que, já de si, são ameaçadores, pela sua natureza intrínseca, como, por exemplo, a águia de Zeus.
Outro exemplo, muito mais presente, é o da serpente, que sempre foi vista como um animal místico, e deu origem a diversos outros tipos de criaturas, como os próprios dragões.
No curso de mitologia grega e mitologia romana à distancia vai conhecer estas terríveis criaturas. Desde , o cão de 3 três cabeças às conhecidas Sereias. E alguns mais obscuros como a terrível Lamia ou os Sátiros.
2 Comentários.
Muito interessante, obrigado!
Boa tarde, nós é que agradecemos o contacto e incentivo.