Qual é a diferença de funções entre um curador e um museólogo?
Atualmente, surgem diversas dúvidas a respeito das denominações a respeito da profissão de curadoria e de museologia.
A princípio a tendência é acreditar ter a mesma finalidade. Contudo, ao esmiuçarmos seus conteúdos significativos, encontramos algumas diferenças.
Artigo de Emília Mori. Autora do curso online certificado Linhas gerais da gestão museológica.
O curador
A origem da palavra curador vem da palavra em latim “tutor” – pessoa com a responsabilidade de cuidar.
Assim, curador é a função da pessoa que possui a responsabilidade da administração dos objetos e exposições de uma instituição.
Os curadores podem ser de Instituições Públicas ou Privadas.
De acordo com a Fundação Nacional de Artes (2012) – órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) – a denominação surgiu em meados do Século XX.
E a denominação de curador designa a pessoa que desempenha o papel de cuidar, preservar uma exposição de arte desde a ideia até seu gerenciamento.
A função do curador é primordial, pois numa exposição tanto o modo a posição dos objetos como a iluminação – a partir de um conceito ou tema – traz diferenças na significação das obras e o que podem nos revelar, ressaltar ou confirmar.
O Museólogo
No tocante ao Museólogo é a pessoa dedicada especialmente em gestão, pesquisa e comunicação interna ou externa dos museus, com a finalidade de promover a cultura, a educação e as representações da sociedade.
Assim, as atribuições do museólogo seriam a classificação, a conservação, a exposição das pecas.
Além do planejamento e implementação dos processos da documentação dos acervos, arquivamento de peças e indexação de documentos, bem como administrar as coleções, promover aquisições e realizar intercâmbios entre os museus.
O museólogo realiza tanto a parte do trabalho com os acervos históricos quanto com os acervos artísticos, científicos, culturais e coleções particulares.
Enquanto o curador decide se algum objeto deve passar por restauro, o museólogo já possui a competência para promover tal ato e acionar os mecanismos para a realização dos respetivos trabalhos de restauro ..
O curador se atém mais à parte da História da Arte, enquanto o museólogo pode atuar em várias áreas como meio ambiente, ciência e tecnologia.
O curador possui aptidão para a concepção, ideia e realização de uma exposição.
O museólogo possui a capacidade das pesquisas, processos de documentação, arquivamento e indexação de documentos, classificação de todo acervo.
Referências Bibliográficas:
1.Criador de arte prepara, concebe e monta exposições. Guia de Carreiras. !8 de outubro de 2010. Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Curador_(artes) . Acesso em 10 de dezembro de 2018.
2.Museologia. Postado em 18 de dezembro de 2013. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museologia. Acesso em:12 de dezembro de 2018.