o que é um curso de conservação e restauro de bens culturais online?

Newsletter

Este artigo visa explicitar quais são os objetivos e âmbito de aplicação de um curso de conservação e restauro de bens culturais online.

Somos frequentemente confrontados com a questão de não ser obviamente possível na formação online desenvolver treino prático seja em oficina seja em obra. Não é, no entanto, este o objetivo de um curso de conservação e restauro de bens culturais online.

De seguida explicitamos como se organiza, quais os objetivos e como são aboradados os temas num curso de conservação e restauro da Citaliarestauro.com

conservação e restauro de bens culturais

Imagem de capa: detalhe de O Juízo Final, de Miguel Ângelo, antes e depois da intervenção de restauro. Esta foi uma das obras de restauro mais debatidas e controversas

O que visa um curso de conservação e restauro de bens culturais online

Sistematizar conceitos

Antes de mais, e em todos os cursos desta área, sistematizamos os conceitos de conservação e restauro de bens culturais.

Pode conhecer melhor estes conceitos no artigo.

Transmitir princípios éticos e deontológicos

A transmissão dos princípios éticos e deontológicos da conservação e restauro é um aspeto indispensável para todos quantos estão ligados à preservação do património. Quer para aqueles que exercem ou pretendem vir a exercer a profissão de conservador restaurador como para os que têm à sua guarda obras de valor patrimonial e adjudicam, controlam e avaliam eventuais intervenções sobre as mesmas.

Sistematizar métodos e técnicas de intervenção

Cada caso é um caso e tem de ser analisado e diagnosticado individualmente. Existem, no entanto metodologias e fases de intervenção que terão forçosamente de ser cumpridos e que são sistematizados num curso de conservação e restauro de bens culturais online.

Adequar os métodos e técnicas aos materiais

Os materiais constituintes das obras determinam os seus processos de degradação, as suas patologias e os métodos e técnicas de intervenção. Por isso os nossos curso de conservação e restauro online são específicos para cada tipo de material. Damos a conhecer as suas caraterísticas específicas e técnicas de produção.

Analisar casos práticos

Todos os cursos incluem a análise detalhada de casos práticos em todas as fases de intervenção. Com a colaboração de especialistas e parceiros damos exemplos de intervenções efetivamente realizadas, que técnicas e materiais se utilizaram e que questões se colocaram durante as suas fases de execução.

Destinatários

Estes cursos destinam-se a todos aqueles que tenham à sua guarda obras de valor patrimonial (Museus, igrejas, antiquários, municípios, particulares, etc).

A todos os que estejam envolvidos em intervenções sobre o património (arquitetos, donos de obra, responsáveis ou executantes de obras de reabilitação, etc).

Nos cursos vão adquirir conhecimentos sobre princípios éticos e de intervenção, conhecer expressões e terminologias especificas da área de conservação e restauro e desenvolver ferramentas de análise e sentido crítico para a apreciação de propostas.

Pode aprofundar os conceitos de Património e Património cultural no artigo.

Àqueles que, trabalhando em conservação e restauro, pretendem sistematizar conhecimentos, aprofundar aspetos relacionados com as tipologias especificas de cada material e trocar ideias nesta área.

A todos os que se interessam pela área ou pretendem enveredar pela profissão de conservador restaurador.

Estrutura

Um curso de conservação e restauro online, com as devidas diferenças em função da tipologia de materiais, tem a seguinte estrutura genérica:

1 – Conservação – Conceitos e princípios éticos

1.1 – Conceito de Conservação

  • Conservação preventiva
  • Conservação curativa
  • Restauro

1.2 – Processo de Intervenção

  •  Análise e levantamento do estado de conservação
  • Formulação do projeto de intervenção de Conservação e Restauro
  • Registo

1.3 – Princípios chave de intervenção

2 – Conservação Preventiva

3 – Análise dos materiais constituintes

4 – Análise das técnicas de produção

5      – Conservação e Restauro

5.1  – Critérios e princípios de intervenção

5.2  – Procedimentos prévios

  • Caraterização
  • Análise e diagnóstico

5.3   -Metodologia de intervenção

  • Tratamento do suporte
  • Tratamento das camadas de superfície
  • Pré fixação e fixação
  • Consolidação
  • Limpeza
  • Preenchimento de lacunas
  • Reintegração cromática

6 – Estudos de caso

Todos os cursos são acompanhados de estudos de caso e exemplos de relatórios técnicos através dos quais os participantes poderão ficar a conhecer processos de intervenção efetivamente realizados e entender que, invariavelmente, as intervenções de conservação e restauro levantam questões deontológicas e técnicas que têm de ser cautelosa e criteriosamente avaliadas.

Conheça os cursos de conservação e restauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu