Campo de trigo com corvos é uma das pinturas com mais força e melhor conseguidas por Vincent van Gogh
Neste artigo vamos ver uma análise detalhada desta obra de Vincent van Gogh por Yolanda Silva, especialista em análise de arte
Aspetos formais
Pintor
Título original da obra
Campo de Trigo com Corvos
Local de produção
Auvers-sur-Oise, França
Data de produção
Julho de 1890
Localização actual
Museu Van Gogh, Amesterdão (Holanda)
Dimensões
50.5 x 100.5 cm
Material
óleo sobre tela
Condição
Temática
Pintura paisagista (paisagem de Auvers) que representa um campo de trigo sob céu nocturno, no qual voam corvos negros.
Estrutura
Sem dados sobre moldura; o pintor utiliza espessas pinceladas de tinta pura.
Composição
Quadro de formato horizontal que mostra um panorama alargado de um campo, que se divide em três caminhos que se dispersam, separados em V; a linha do horizonte parece confusa e não se veem saídas de cada caminho, criando inquietude e turbulência.
É uma composição simples, fazendo uso do azul (no céu) e de uma complementar, amarelo (no campo), e ocasionalmente, também as complementares vermelho e verde (no campo).
Linhas sinuosas são definidas pelas grossas pinceladas de várias direcções.
Uma visão sobre o conteúdo
Vincent van Gogh explorou a capacidade da cor e da forma distorcida para exprimir as suas emoções e a sua visão da Natureza. Para ele, pintar era uma forma de comunicar as suas experiências:
«Experimento uma terrível clareza em momentos em que a natureza é tão linda. Perco a consciência de mim mesmo e os quadros vêm como em sonho.»
Vincent van Gogh
Período em que foi pintado Campo de Trigo com Corvos
Esta paisagem foi pintada durante a sua estadia em Auvers. Para Vincent van Gogh, esta estadia era uma terapia: procurou o isolamento para se esquecer da sua doença.
Este foi um dos momentos mais prolíferos: a pintura era a obsessão que lhe dava sentido à vida e a sua estadia em Auvers resultou em mais de 80 quadros, produzidos em 70 dias, antes de se suicidar.
Campo de Trigo com corvos é uma das pinturas com mais força e melhor conseguidos por Vincent van Gogh .
Como se organiza visualmente a obra de arte
As linhas dispersas dos diferentes caminhos que se insinuam pelo campo criam inquietude no observador.
Não há centro de perspectiva e céu e campo definem-se marcadamente, dividindo o campo visual. Do canto superior direito, um bando de corvos aproxima-se timidamente, espalhando-se pelo céu sobre o trigal.
É uma pintura de um estado psicológico, claramente espelhado pela escolha de cores:
- pesados céus azul-cobalto com pinceladas de negro,
- faixa contrastante de amarelo dividida com verde e vermelho.
Vincent van Gogh é largamente reconhecido por tentar comunicar a loucura do ambiente que o rodeava através da justaposição de cores vivas complementares que amplificavam as tonalidades mutuamente.
E a sua expressão passa não apenas pela forma como utiliza as cores, mas também pela própria pincelada, que é intensa, grossa, carregada de tinta pura.
Fazendo uso desta técnica tão sua, na paisagem de «Campo de Trigo com corvos», Van Gogh mostra uma angústia latente no seu íntimo, enquanto observador e actor naquilo que é o mundo que o rodeia.
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O Cavaleiro Azul – e uma “nova pintura”
Yolanda Silva
Licenciada em História da Arte (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). O seu percurso profissional levou-a a trabalhar no Arquivo Histórico Municipal do Porto e no Museu do ISEP, na inventariação e conservação de colecções fotográficas. Deambulou pelo mundo dos antiquários e do turismo, até se tornar formadora/tutora profissional, dedicando-se às áreas da História da Arte, Iconografia e Conservação de Fotografia. Tem vários trabalhos escritos / publicados nas áreas da História da Arte, Iconografia e Conservação.