No período Clássico da Grécia o sistema de calendarização chamava-se Helénico. Os nomes de cada estação tinham a ver com a celebração das olimpíadas. De entre os calendários que compunham este sistema o mais conhecido era o Ático, que era sobretudo usado na cidade de Atenas.
o sistema Ático
Era um sistema lunissolar, ou seja, calculado sobre a revolução da lua, de acordo com o ano solar e que possuia 354 dias. Isto fazia com que a cada dois anos, existisse um décimo terceiro mês (embolismal).
O ano grego iniciava com o Equinócio de Outono. Cada mês estaria ligado a uma divindade e a determinadas festividades religiosas particulares, herdando daí os seus nomes.
Os meses de Verão eram, então:
- Hécatombeon
- Métagitnion
- Boédromión
Os de Outono:
- Pyanepsión
- Maemactérión
- Posideón
Os de Inverno:
- Gamélión
- Anthestérión
- Élapghébolión
E os de Primavera:
- Munichión
- Thargélión
- Scirophorión
As festividades do calendário grego
No curso de mitologia online fique a conhecer algumas das mais importantes festividades do calendário grego .
Na cidade de Atenas, havia ainda algumas celebrações de grande relevo: como as Panateneias e as festas Pan-Helénicas. Estas manifestações religiosas eram de grande relevância para a cidade, na medida em que as suas cerimónias tinham como fim garantir a prosperidade do povo e a fertilidade do solo.
As Panateneias
Atletas em corrida durante os jogos das Panateneias. Vaso grego de terracota datado de cerca de 530 a.C..
São executados grandes sacrifícios, dos quais todos podem consumir parte da carne. São realizados ritos de passagem, são organizadas procissões, feitos juramentos, corridas, danças e cantares.
As festas Pan-Helénicas
Ao longo das Panateneias, que eram realizadas em favor de Atena, entre o culto, os sacrifícios e as procissões, há uma festa de proporções colossais que servirá para alimentar toda a população. São feitos concursos e os vencedores são honrados com ânforas panatenaicas, plenas de azeite das oliveiras sagradas da deusa.
As festas Pan-Helénicas são possivelmente das mais célebres. Direccionadas para concursos atléticos, musicais, poéticos, defrontam-se atletas vindos de toda o mundo helénico. As festas pan-Helénicas de maior relevância eram aquelas que decorriam em Olímpia, Nemeia, Istmo e em Delfos.
Em tempos de guerra era proclamada uma trégua sagrada e eram celebrados jogos. Veremos isso, por exemplo, na Guerra de Tróia.
Um rito menos conhecido, mas igualmente interessante, era o das Oscofórias. Menos conhecidas, eram ritos associados a Dioniso e a Atena, realizados por Outubro, após a vindima e pisa das uvas. Consistia de uma procissão, feita por dois jovens vestidos de túnicas, com um ramo de vinha onde estivessem carregado o mais belo cacho de uvas.
1 Comentário.
[…] Pode ler sobre algumas das festividades gregas. […]