analise de obra de arte | conheça alguns dos nossos videos

Com a colaboração dos nossos autores temos partilhado vídeos de analise de obra de arte . Fazemos agora uma pequena recapitulação de alguns destes vídeos.

Acompanhados com ligações para artigos de analise de obra de arte com maior desenvolvimento dos temas tratados.

Esperamos que se encante com a genialidade de alguns dos mais famosos artistas da história da arte e que estas informações lhe sejam úteis.

Obrigado!


analise de obra de arte  – 1 – Van Gogh | A Noite Estrelada

Neste artigo um olhar diferente sobre A Noite Estrelada e a sua relação com o estado emocional de Vincent Van Gogh.

Um olhar analítico sobre um dos mais famosos quadros de Van Gogh. A Noite Estrelada.

Este quadro foi criado quando o pintor se encontrava internado num hospício. Com fortes cores primárias, foi pintado de memória. Evidencia o estilo muito particular de Vincent Van Gogh.

“Eu observei esta manhã o campo da minha janela por um bom tempo antes da alvorada, com nada além da Estrela d’Alva, que parecia enorme”.

Excerto de carta de Vincent Van Gogh, enviada para o irmão, quando se encontrava no hospício de Sain Paul de Mausole.

analise de obra de arte – 2 – Jan Van Eyck | O retrato dos Arnolfini

Jan van Eyck foi um dos mais importantes representantes da pintura flamenga. As suas obras fascinam pela sua qualidade artística mas também pela incrível aptidão técnica. Os detalhes minuciosos são uma das caraterísticas mais marcantes das pinturas do artista. Conheça o artista e a sua obra.

O que representa realmente o quadro conhecido como O casamento dos Arnolfini?

Atualmente alguns historiadores de arte refutam a análise de Erviw Panofsky.

Certo é que este quadro, de reduzidas dimensões demonstra a enorme mestria técnica de Jan Van Eyck. Encerra ainda alguns mistérios que ainda hoje dividem os historiadores de arte. Carregado de mensagens e simbologia, é sem dúvida uma das mais impressionantes pinturas do artista.


Para aprender passo a passo como analisar uma obra de arte nos aspetos formais e simbólicos, conheça o curso Análise de obras de arte.


analise de obra de arte – 3 – Henri Rousseau | A cigana adormecida

Henri Rousseau foi um autodidacta cuja carreira de pintor começou a tempo inteiro apenas após reformar-se. É denominado por alguns como Primitivista, por outros como Naïf pelo facto de não ter tido formação académica na vertente artística.

É um dos artistas que integra o movimento pós impressionista.

Henri Rousseau tinha um talento natural para o desenho e a sua imaginação levava-o para imagens exóticas e misteriosas. Esta procura de motivos exóticos pode ser interpretada como uma fuga ao quotidiano.

analise de obra de arte – 4 – Edgar Degas | A Aula de Dança

Degas era um frequentador assíduo da Opera de Paris. Não só como espetador mas também assistindo a ensaios e acedendo aos camarins. Isto muito graças à sua amizade com Jules Perrot (1810-1892) um dos mais conceituados professores de dança e coreógrafo da época. Perrot é retratado na pintura “A aula de dança”. Leia o artigo sobre esta obra.

Uma parte substancial da obra de Edgar Degas centra-se no mundo do ballet. Preferindo às cenas de palco aquelas que remetem para os ensaios e intervalos, com as bailarinas em posturas mais relaxadas ou mais íntimas. Nesta obra esta preferência é patente nas posturas e expressões individualizadas das bailarinas. Curso online grátis Edgar Degas e o Impressionismo…

Aprenda mais sobre análise de arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu