Analisando Arte | Edgar Degas

Newsletter

Degas | A aula de dança

Degas era um frequentador assíduo da Opera de Paris, não só como espetador mas também assistindo a ensaios e acedendo aos camarins. Isto muito graças à sua amizade com Jules Perrot (1810-1892) um dos mais conceituados professores de dança e coreógrafo da época e retratado na pintura “A aula de dança”.

Uma parte substancial da obra de Degas centra-se no mundo do ballet, preferindo às cenas de palco aquelas que remetem para os ensaios e intervalos, com as bailarinas em posturas mais relaxadas ou mais íntimas. Nesta obra esta preferência é patente nas posturas e expressões individualizadas das bailarinas.

Para além de pintor, este artista foi também um fotógrafo e apaixonado por fotografia. A cena pintada aparece-nos como se fosse um instantâneo, não só pelas expressões mas também pela forma como foram trabalhadas as extremidades da composição.

Veja em detalhe alguns pormenores da obra

 

Identificação e dados técnicos

Identificação

 Pintor: Edgar Degas (1834-1917)

Título da obra: La Classe de Dance

Local de produção: Paris

Data de produção: entre 1871 e 1874

Localizações anteriores: 1876, coleção Ch. W. Deschamps, Londres; de 1876 à 1889, coleção Henri Hill, Brighton; 1889, Coleção Hill, Londres, Christie’s, 25 mai, n°27; 1889, coleção Michel Manzi, Paris; de 1894 à 1911, coleção Isaac de Camondo, Paris; 1911 legado aos Museus Nacionais e atribuído ao Museu do Louvre; de 1911 a 1986 Museu do Louvre.

 Localização actual: Museu D’Orsay, Paris, desde 1986

Dados técnicos

Dimensões: 85 x 75 cm

Materiais: Óleo sobre tela

Condição: supõe-se em muito bom estado

Para saber mais sobre o artista, faça o nosso curso grátis

Curso grátis | Edgar degas e o impressionismo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu