análise de escultura | conheça alguns dos nossos vídeos

Com a colaboração dos nossos autores temos partilhado vídeos de analise de uma obra de arte . Vamos ver duas das mais fascinantes obras de escultura da história da arte.

Nos próximos vídeos poderemos apreciar uma das mais impressionantes obras da escultura helénica e uma das esculturas mais representativas do movimento barroco.

Acompanhados com ligações para artigos de analise de uma obra de arte com maior desenvolvimento dos temas tratados.

Esperamos que se encante com a genialidade de alguns dos mais famosos artistas da história da arte e que estas informações lhe sejam úteis.

Obrigado!

análise de uma escultura | Laocoonte e seus Filhos | Hagesandro, Atenodoro e Polidoro

A obra encontra-se no Museu Pio Clementino, Vaticano. Ligação.

Laocoonte e a Guerra de Troia

Esculpida por Hagesandro, Atenodoro e Polidoro, em mármore, a obra pode ser a cópia de um original anterior, feito em bronze, que não chegou aos nossos dias.  Isso é questionável, porém. O fato é que se trata de uma das mais bonitas representações da arte e da mitologia grega.

Laocoonte é um dos personagens que aparece na Eneida, de Virgílio e na Iliada, de Homero. Natural de Troia, ele fez uma advertência aos compatriotas.

“não aceitem o cavalo de madeira, presente dos gregos, ou seremos todos destruídos”.

Os sacerdotes e adivinhos são peças fundamentais na Mitologia Grega, pois estabelecem a relação entre passado, presente e futuro. Na tragédia de Édipo, por exemplo, é o velho adivinho Tirésias quem conduz a teia de revelações que vão da ascenção à queda do monarca tebano.

Mas voltemos a Laocoonte. Com sua advertência, ele não apenas chegou perto de frustrar todo o plano do exército grego. Ele desafiou os deuses, e os contos sobre essas criaturas não cansam de mostrar que isso nunca fica sem um castigo, muitas vezes cruel demais. Foi esse o caso de Laocoonte.

A Guerra de Troia, diferente do que muitos pensam, não foi um incidente de amor isolado envolvendo Paris e Helena. Seus motivos e implicações transcendem e muito esse romance.

Ao ver a interferência do sacerdote, Poseidon (em algumas versões do mito) envia duas serpentes marinhas que atacam Laocoonte e seus filhos, Antífantes e Timbreu.

É uma das histórias mais terríveis sobre a crueldade dos deuses olímpicos, um verdadeiro conto de terror.

Pode aprofundar a análise desta obra no artigo.

Autora: Rute Ferreira


análise de uma escultura | San Longino | Gian Lorenzo Bernini

A obra encontra-se na Basílica de São Pedro em Roma. Ligação.

Gian Lorenzo Bernini

Durante os seus 81 anos de vida deixou marcas incontornáveis na cidade de Roma sobretudo ao nível da arquitetura e escultura.

A Basílica de São Pedro e a sua colunata (ler artigo) , a Capela Chigi, o Baldaquino de São Pedro e o Êxtase de Santa Teresa são apenas alguns exemplos da impressionante obra de Gian Lorenzo Bernini .

Através da análise da sua obra San Longino vamos conhecer este artista e as caraterísticas da escultura barroca.

A escultura cumpriu duas das caraterísticas ambicionadas pelo barroco: a teatralidade e o movimento.

Pode ler mais sobre esta obra e a escultura barroca no artigo.


Aprenda mais sobre análise de obras de arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu