San Longino | Analisando uma das mais impressionantes esculturas de Gian Lorenzo Bernini

Newsletter

Gian Lorenzo Bernini (Nápoles, 7 de dezembro de 1598 – Roma, 28 de novembro de 1680) é um dos mais conhecidos artistas do barroco italiano.

Através da análise da sua obra San Longino vamos conhecer este artista e as caraterísticas da escultura barroca.

Inclui um vídeo de análise da obra.

Gian Lorenzo Bernini

Durante os seus 81 anos de vida deixou marcas incontornáveis na cidade de Roma sobretudo ao nível da arquitetura e escultura.

A Basílica de São Pedro e a sua colunata (ler artigo) , a Capela Chigi, o Baldaquino de São Pedro e o Êxtase de Santa Teresa são apenas alguns exemplos da impressionante obra de Gian Lorenzo Bernini .

Gian Lorenzo Bernini auto retratoAuto-retrato, Gian Lorenzo Bernini , óleo sobre tela, 1623, Galleria Borghese

Escultura barroca

A escultura cumpriu duas das caraterísticas ambicionadas pelo barroco: a teatralidade e o movimento.

Teatralidade

Primeiro, porque muitos dos conjuntos escultóricos, independentemente da temática que os preside são representados como se de uma cena de teatro se tratasse.

O artista capta o momento em que o pathos é mais intenso e evidente na expressão das personagens.

Para além dos protagonistas, não falta, muitas vezes, o público que participa, assistindo à cena.

O Êxtase de Santa Teresa (imagem abaixo) é uma das mais conhecidas esculturas do Barroco e uma obra de Gian Lorenzo Bernini que reflete esta caraterística.

Extase de Santa Teresa d'Avila

Movimento

Em segundo lugar, porque o domínio técnico destes artistas sobre o material fê-los conseguir dar expressão e leveza a gélidos e pesados blocos de mármore.

O barroco quis captar o momento e o movimento que lhe era implícito.

Por isso os seus escultores procuraram esquemas livres de composição e tornaram as proporções do corpo humano mais esguias.

O gosto pelas poses em desequilíbrio fez com que o barroco nos trouxesse a “figura serpentina”, representação de um corpo em movimento espiral.

Como em Apolo e Dafne igualmente de Gian Lorenzo Bernini – atualmente na Galeria Borghese.

Apolo e Dafne Gian Lorenzo Bernini

 

Os panejamentos foram, também, um ingrediente importante na concretização do efeito do movimento.

As vestes acompanham a agitação dos corpos e aparecem fluidas e ondulantes, acompanhando a ação e desnudando, não poucas vezes, as personagens.

Assim, na própria escultura verificam-se violentos jogos de luz e sombra que trazem mais drama às composições.

San Longino – Gian Lorenzo Bernini

No vídeo seguinte vamos analisar a escultura de Gian Lorenzo Bernini – São Longino, na qual estas caraterísticas da escultura barroca são tratadas pelo artista com enorme mestria.

Veremos também como Gian Lorenzo Bernini aplica um outro importante conceito da escultura barroca.

A escultura torna-se um elemento fundamental na arte barroca . Tanto autonomamente como perfeitamente integrada nos espaços arquitetónicos para os quais foi concebida como veremos de seguida.


Conheça os cursos online de história da arte

No curso online UM ROTEIRO DO BARROCO poderá:

Através da análise de obras de arte emblemáticas do barroco conheça alguns dos artistas mais representativos na pintura, escultura e arquitetura.

Aprenda como como traçar percursos turísticos de índole cultural através da exploração de um caso prático.

Idiomas: Português

O valor do curso incluí acesso 24 horas / dia por tempo ilimitado a:

  • Lições por cada tema do programa
  • Ebooks descarregáveis
  • Vídeos explicativos
  • Ligações para artigos, vídeos e websites
  • Avaliação (1 questionário final)
  • Certificado.
Objetivos

No final deste curso, os participantes estarão aptos a reconhecer o que foi o barroco e os seus fundamentos gerais.

Identificar as suas principais caraterísticas e os mais importantes artistas, bem como traçar percursos turísticos de índole cultural através da exploração de um caso prático ligado à arquitetura barroca.

  •  Compreender o(s) contexto(s) do surgimento do barroco.
  •  Reconhecer e entender as suas formas de expressão.
  • Conhecer exemplares ilustrativos do seu património imóvel.
  • Adquirir métodos de análise e de leitura de edifícios, no que respeita aos traços identificativos da sua época e gosto.
  • Contatar com três monumentos representativos de diferentes fases e geografias do barroco, “unidos” por um personagem histórico: D. Pedro IV de Portugal/D. Pedro I doBrasil.
  • Apreender técnicas para a construção autónoma de um percurso turístico com sentido e interesse culturais.
Destinatários

Este curso destina-se a pessoas que pretendam iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos na História da Arte, para desenvolvimento pessoal ou a nível profissional.

Destina-se a profissionais que se dediquem a atividades relacionadas com a História e História da Arte, Museografia, Conservação e Restauro, profissionais de Turismo, bem como a todos os interessados pelo tema.

Não tem requisitos de acesso.

1 Comentário.

Newsletter

Menu