Gian Lorenzo Bernini (Nápoles, 7 de dezembro de 1598 – Roma, 28 de novembro de 1680) é um dos mais conhecidos artistas do barroco italiano.
Através da análise da sua obra San Longino vamos conhecer este artista e as caraterísticas da escultura barroca.
Inclui um vídeo de análise da obra.
Gian Lorenzo Bernini
Durante os seus 81 anos de vida deixou marcas incontornáveis na cidade de Roma sobretudo ao nível da arquitetura e escultura.
A Basílica de São Pedro e a sua colunata (ler artigo) , a Capela Chigi, o Baldaquino de São Pedro e o Êxtase de Santa Teresa são apenas alguns exemplos da impressionante obra de Gian Lorenzo Bernini .
A escultura cumpriu duas das caraterísticas ambicionadas pelo barroco: a teatralidade e o movimento.
Teatralidade
Primeiro, porque muitos dos conjuntos escultóricos, independentemente da temática que os preside são representados como se de uma cena de teatro se tratasse.
O artista capta o momento em que o pathos é mais intenso e evidente na expressão das personagens. Para além dos protagonistas, não falta, muitas vezes, o público que participa, assistindo à cena.
Movimento
Em segundo lugar, porque o domínio técnico destes artistas sobre o material fê-los conseguir dar expressão e leveza a gélidos e pesados blocos de mármore.
O barroco quis captar o momento e o movimento que lhe era implícito. Por isso os seus escultores procuraram esquemas livres de composição e tornaram as proporções do corpo humano mais esguias. O gosto pelas poses em desequilíbrio fez com que o barroco nos trouxesse a “figura serpentina”, representação de um corpo em movimento espiral.
Os panejamentos foram, também, um ingrediente importante na concretização do efeito do movimento. As vestes acompanham a agitação dos corpos e aparecem fluidas e ondulantes, acompanhando a ação e desnudando, não poucas vezes, as personagens. Assim, na própria escultura verificam-se violentos jogos de luz e sombra que trazem mais drama às composições.
San Longino
No vídeo seguinte vamos analisar a escultura de Bernini, São Longino, na qual estas caraterísticas da escultura barroca são tratadas pelo artista com enorme mestria,
Compreender o(s) contexto(s) do surgimento do barroco.
Reconhecer e entender as suas formas de expressão.
Conhecer exemplares ilustrativos do seu património imóvel.
Adquirir métodos de análise e de leitura de edifícios, no que respeita aos traços identificativos da sua época e gosto.
Contatar com três monumentos representativos de diferentes fases e geografias do barroco, “unidos” por um personagem histórico: D. Pedro IV de Portugal/D. Pedro I do Brasil.
Apreender técnicas para a construção autónoma de um percurso turístico com sentido e interesse culturais.
1 Comentário.
Gostava de saber mais sobre história de arte .