Vamos olhar para a arquitetura romana que fascina pelas grandes e monumentais construções. Mas mais ainda, a arquitetura romana serviu o grande Império Romano, a sua expansão e os conceitos a este associados. As principais construções romanas visavam a glória do Império Romano mas integram edifícios de utilização pública. Aquedutos , fóruns, arenas, coliseus, termas, villas e cidades.
Assim, a arquitetura romana introduz novos conceitos de construção e urbanismo. As principais construções romanas integram ainda novos materiais, novas soluções construtivas e novos elementos arquitetónicos.
Conheça a arquitetura da roma antiga e as suas influências e objetivos.
Texto: Diana Ferreira, do curso online Guia de Tesouros Arquitetónicos
a arquitetura romana e o grande império romano
Na Antiguidade Clássica, Roma foi um vasto império de territórios, à qual a sede de conquista dos romanos não conhecia limites. A Península Ibérica, a Ásia Central e o Norte de África foram submetidos à sua supremacia.
Roma tinha sido elevada à categoria de potência mundial e considerada um ponto de cruzamento de vários povos e culturas conquistadas, que os romanos souberam manter coesos. Consequentemente, a sua arte resultou das diversas culturas dos povos conquistados, e teve o seu apogeu entre o século I a.C. e o século I d.C., coincidente quase na sua totalidade, com o governo de César Augusto (filho adotivo de Júlio César). Foi quando embelezaram a cidade com monumentos e estatuária que lhe deram a grandiosidade e o fausto correspondente ao domínio e poder que exercia.
Este império praticou uma profunda influência em todo o Ocidente, no latim, língua do império romano que originou outros idiomas ocidentais, no seu sistema político e jurídico, e nas artes.
Durante o governo de César Augusto, a paz e a prosperidade económica, proporcionadas pelas conquistas e pelo bom governo, possibilitaram aos romanos o usufruto de tempo livre. Prosperaram a arquitetura pública, à qual os romanos deram mais importância, e erigiram termas, anfiteatros, teatros e circos, para as célebres corridas de quadrigas, por todo o império para diversão do povo.
1 Comentário.
[…] Quer saber quais as caraterísticas da Arquitetura do Grande Império Romano? […]