Restauro de Obras de Arte – Patologias da camada cromática e decoração – Esculturas em madeira dourada e policromada
A identificação de patologias na camada cromática e suas causas é fundamental para todos os que se dedicam de obras de arte de escultura em madeira.
Neste artigo pode aprender a realizar o diagnóstico de patologias na camada cromática e decoração identificando as suas causas.
Inclui um vídeo tutorial.
Pode aprender mais sobre Conservação e Restauro de Escultura em madeira dourada e policromada no curso online. Carregue aqui para mais informação.
Em muitos casos, as patologias encontradas ao nível das camadas de preparação, das policromias e da decoração têm como causa direta a degradação do próprio suporte de madeira.
Daí que não se possa fazer uma separação clara entre o que são patologias de suporte e de decoração.
Vamos, no entanto, sistematizar alguns dos aspetos que mais frequentemente se encontram em escultura em madeira dourada e policromada.
Peças destacadas e elementos metálicos oxidados
Destacamentos
Muitas vezes as esculturas não eram esculpidas numa só peça de madeira, alguns elementos (sobretudo mãos e pés, cabeças e atributos de santos) eram talhados em peças separadas, posteriormente montadas, formando o conjunto.
Acontece com alguma frequência encontrarmos estas peças destacadas ou em risco de destacamento.
Do mesmo modo os elementos metálicos de fixação das peças encontram-se frequentemente oxidados, sem função e a provocar danos às obras.
Lacunas
Por lacuna entende-se a ausência de material original.
Lacunas de suporte
Devido aos fatores de degradação da madeira apontados anteriormente é frequente em trabalhos de restauro de obras de arte encontrarmos lacunas de maior ou menor dimensão no suporte de madeira entalhada
Lacunas de preparação
Tratam-se falhas e ausências da preparação que serviu de base à pintura e decoração
Lacunas de policromia e decoração
É frequente que as peças apresentem ausência da pintura original ou das folhas metálicas aplicadas, nalguns pontos, criando descontinuidade na sua leitura.
No vídeo seguinte podemos visualizar algumas das mais frequentes lacunas de policromia encontradas no restauro de obras de arte
Destacamentos
Os destacamentos caraterizam-se pela presença de material original solto ou em risco de se soltar.
Suporte
Por vezes encontramos destacamentos do próprio suporte, isto é, zonas da madeira pouco coesas devido a degradação do material, a fissuras e fraturas
Policromia e decoração
É uma patologia bastante frequente. Trata-se da presença de policromia e decoração mas em fase de destaque do suporte ou muito fragilizada apresentando risco de perda.
Deve ser um dos aspetos de maior atenção na análise e manuseamento de uma obra a fim de se garantir a preservação de todo o original existente.
Sujidades e poeiras
O que são
As sujidades depositadas à superfície das obras tem origem no ambiente em que estas estão integradas.
Podem ser constituídas por depósitos de poeiras, gorduras, fumos de vela, etc.
A limpeza em restauro de obras de arte
Cuidados a ter
A operação de limpeza das sujidades superficiais pode parecer aparentemente simples.
É, no entanto, um dos mais delicados trabalhos a realizar que deve ser sempre precedido de testes prévios uma vez que tudo o que for removido nesta operação estará irremediavelmente perdido.
Daí ter de haver um cuidado extremo com a preservação do material original.
Elementos externos
É frequente encontrarem-se elementos externos à obra original cuja identificação é por vezes difícil.
Encontramos muitas vezes cera de velas devido à proximidade destas relativamente às imagens.
Mas também outros elementos como resinas, colas, lacres, muitas vezes utilizados na tentativa de “arranjar” as peças mas muitas vezes com consequências nefastas para a sua conservação.
Repintes
Constituem um dos piores “pesadelos” do técnico de conservação e restauro
Encontram-se com frequência nas vestes e carnações adaptando a peça aos gostos das épocas ou tentando colmatar eventuais lacunas surgidas.
Temos ainda casos de repintes integrais com origem em restauro de obras de arte pouco consciencioso que alteram completamente a obra original (expressões, decoração, tipos de policromia)
Muitas vezes estes repintes, por serem realizados com materiais não compatíveis e não reversíveis, são contrários aos princípios da conservação e restauro de obras de arte e conduzem à destruição do original, sendo impossíveis de remover.
Conheça o Curso técnico de conservação e restauro escultura online
Programa Restauro de escultura
1 – Conservação – Conceitos e princípios éticos
1.1 – Conceito de Conservação e Restauro
Conservação preventiva
Conservação curativa
Restauro
1.2 – Processo de Intervenção
Análise e levantamento do estado de conservação
Formulação do projeto de intervenção de Conservação e Restauro de obras de arte
Registo
1.3 – Princípios chave de intervenção em restauro de obras de arte
2 – Conservação Preventiva
Âmbito e vantagens
Boas práticas para a preservação de obras de arte
3– Suporte e Decoração
3.1 – A madeira como suporte
Caraterísticas da madeira
Corte e montagem
Entalhe
3.2 – Policromia e decoração
A decoração da escultura em madeira ao longo do tempo