Quando pensamos em financiamento de um projeto cultural as primeiras ideias que surgem são os patrocínios e os apoios públicos.
Conheça o curso Elaboração de Projetos Culturais.
Mas existem outras fontes possíveis de financiamento. Cada vez mais, e muito por causa da facilidade de comunicação e criação de redes de interesse gerada pela internet, surgem novas formas de financiar de um projeto cultural ou social.
O objetivo deste artigo é sistematizar as diferentes formas de financiamento de projetos culturais e abrir um espaço de partilha de ideias e pistas para este financiamento.
Nos comentários pode falar das suas experiências e apontar novos caminhos.
Financiamento público de um projeto cultural
Origem
O financiamento público de de um projeto cultural pode ter várias origens:
Internacional
Trata-se de financiamentos por organismos internacionais. Realizam-se através de fundos que podem ser diretamente geridos e atribuídos por estes organismos ou através de Estados membros destas organizações ou entidades às quais é atribuída a sua gestão.
Por exemplo, fundos da UNESCO ou da União Europeia.
Têm regulamentos, legislação especifica e regras de atribuição apertadas. Normalmente as candidaturas têm timings e prazos e funcionam em Portal digital.
Nacional
Trata-se de financiamentos, incentivos ou isenções dados por um Estado aos projetos culturais.
São normalmente suportados por legislação especifica e inseridos em Planos de desenvolvimento da Cultura.
Têm regulamentos, legislação especifica e regras de atribuição apertadas. Normalmente as candidaturas têm timings e prazos rigorosos entre a publicação (editais) e a data limite de apresentação. Por regra as candidaturas funcionam em Portal digital.
Regional e Local
Trata-se de incentivos, financiamentos ou apoios dados por organismos de gestão local (Câmaras Municipais, delegações dos Ministérios da cultura ou outros).
Formas
Pode-se dizer que o financiamento público de um projeto cultural pode revestir a forma de financiamento, incentivo ou apoio.
Financiamento total do projeto cultural – o projeto pode ser financiado a 100%.
Financiamento parcial do projeto cultural – pode ser financiada uma parte do projeto, ficando o restante financiamento a cargo do promotor.
Incentivos – o apoio pode não ser traduzido em financiamento direto mas sim em incentivos.
Podem ser isenções ou reduções fiscais diretas ou deduções fiscais para os que apoiarem o projeto cultural .
Apoios diversos – os apoios a projetos culturais, sobretudo se falamos de apoios locais, podem revestir outras formas não monetárias. Cedência de espaços sem custo ou com custo reduzido, apoio logístico, divulgação, etc…