O que é a leitura iconográfica na análise de arte?
Como a leitura iconográfica nos permite identificar personagens e representações?
Vamos responder a estas questões através da análise de um exemplo prático.
o que é a leitura iconográfica
Desde o início, o Cristianismo tem feito uso de símbolos para contar as histórias dos Santos e Mártires.
Como meio de educar o fiel que, geralmente, não sabia ler, os santos eram identificados com um motivo icónico associado às suas vidas, a que se chama um atributo.
O mesmo acontece com a representação de episódios das suas vidas: há símbolos e acções que lhe dão o contexto que permite a sua identificação.
No decurso dos estudos da História da Arte, desenvolveu-se toda uma abordagem científica à leitura iconográfica destes atributos, a que se chamou Iconografia – o estudo dos ícones.
A iconografia é, assim, uma forma de comunicação visual que faz uso da imagem para representar algo. Geralmente, é utilizada no âmbito da análise de obras de arte, relacionando fontes e significados.
Muito brevemente, vamos dar um exemplo de uma leitura iconográfica …
Os Santos Mártires de Marrocos
EN – Martyrs of Morocco, circa 1508 PT – Paixão dos Cinco Mártires de Marrocos, cerca 1508 Francisco Henriques, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, Portugal Fonte | Source: Wikimedia
Identificamos uma cena de martírio. Sobressaem quatro corpos de religiosos decapitados ou mutilados. Pela tonsura e hábito simples, identificamo-los como religiosos, muito possivelmente freis mendicantes, mas não conseguimos ainda identificar a ordem. No centro, alguém que levanta uma cimitarra sobre outro frei, indiciando o acto do martírio. Salientam-se ainda quatro outros indivíduos, um dos quais segura uma cabeça decapitada. Dois dos homens são claramente árabes, facto confirmado pelas armas e indumentária. Localizamos, assim, a cena em território árabe.
Perante esta (curtíssima) análise, podemos observar que temos três elementos de leitura iconográfica que se salientam:
- Estamos perante uma cena de martírio: portanto, podemos apontar para estes Santos serem mártires;
- Os cinco freis parecem pertencer a uma Ordem Mendicante (embora não consigamos perceber exactamente qual);
- E o enquadramento aponta para um contexto muçulmano (habitualmente a presença de personagens representadas como árabes, aponta para este facto).
Com auxílio de um Livro da Vida dos Santos ou fontes similares, e analisando as histórias que se conhecem de mártires, podemos concluir que esta representação se trata dos Cinco Mártires de Marrocos: cinco monges franciscanos que foram martirizados em Marraquexe, na sequência da sua missão e das suas pregações por Marrocos.
Quer saber como identificar as vestes das ordens religiosas? Leia o artigo.