Neste artigo conheça a obra de Eliseu Visconti A Providência Guia Cabral. Esta pintura narra a viagem do navegante português Pedro Alvares Cabral ao Brasil de acordo com o imaginário da época em que foi produzida.
Imagem de capa – Providência Guia Cabral (detalhe)
A Providência Guia Cabral de Eliseu Visconti
De caráter simbolista e influências que passam do Renascimento ao Impressionismo, A Providência Guia Cabral é uma das pinturas que narra a viagem do navegante português Pedro Alvares Cabral ao Brasil. A obra é um testemunho do próprio imaginário da época: os portugueses teriam chegado ao Brasil graças à providência divina, um erro de percurso nos caminhos que tradicionalmente levavam ao comércio da Índia.
Naturalmente, trata-se de uma mitologia construída em torno da conquista, mas que prevaleceu durante séculos. Em 1899, quando o pintor ítalo-brasileiro Eliseu Visconti produziu a obra de que estamos falando, não havia nenhuma dúvida de que havia sido realmente ela, a Providência, a guiar o fidalgo Cabral em sua chegada ao Brasil.
A obra foi produzida no período que Visconti se encontrava na França, e mostra Cabral em primeiro plano com traje vermelho, manejando o timão do navio.
Ao lado dele, Pero Vaz de Caminha, que escreveu a carta ao rei de Portugal, segura a pena. A terceira figura é o frade franciscano Henrique de Coimbra, que com as mãos elevadas, parece rezar. É possível ver ainda um terceiro marinheiro, que parece olhar para a direção de Caminha.
A personagem que mais atrai o nosso olhar, entretanto, é a alegoria da Providência, representada por uma mulher que segura uma tocha, iluminando o caminho, e ao mesmo tempo toca a cabeça do comandante do navio, guiando-o. Repare que ela parece flutuar sobre eles.
O azul do mar também é visivel para o observador, que parece estar à altura da Providência. Ela, determinada e firme, segue olhando para a frente mas passa a impressão de (em função do seu plano na pintura) enxergar à frente dos marinheiros.
Leia mais sobre a chegada de Cabral ao Brasil e sobre a intencionalidade dessa viagem.