Taj Mahal – A maior prova de amor do mundo…

Newsletter

Conhecido como a maior prova de amor do mundo, o Taj Mahal conta a história emocionante de uma paixão eterna.

Por Diana Ferreira, autora de cursos na área de turismo cultural e Guias de monumentos.

O Taj Mahal

Familiar a partir de muitas fotografias e emblema da Índia, o Taj Mahal em Agra, merece a pena um desvio no roteiro de quem chega à capital indiana.

O Taj Mahal é um dos edifícios mais caros do mundo, uma fusão entre o ponto mais alto da arquitetura mongol e a islâmica.

Rodeado por jardins persas com falsos canais de água que refletem as suas formas e nos dá a ilusão de se tratar de pedra flutuante.

Conhecido como a maior prova de amor do mundo, o Taj Mahal conta a história emocionante de uma paixão eterna.web

 

O Edifício

Guia de tesouros arquitetónicos 3A construção em mármore é dotada de uma brancura resplandecente.

Esta contrasta com o verde dos jardins e se reflete nas águas do tanque e do rio, possui uma planta quadrada cortada em chanfra (octogonal).

Em cada lado há uma entrada central recuada, após um arco tudor, cujo pórtico com moldura retangular ultrapassa a altura da cobertura plana onde assentam cinco cúpulas.

A central, bolbosa e de maiores dimensões, é dupla.

Repousa sobre um tambor elevado e possui um remate em bronze com a flor de lótus, onde atinge a altura de 60 metros, desde a plataforma.

Ao seu redor, a marcar os ângulos chanfrados, estão quatro pavilhões octogonais com cúpulas de menores dimensões.

 

O respeito pela religião islâmica e a necessidade de manter a brancura do mármore, dita ao visitante a regra de se descalçar para poder percorrer o espaço e iniciar a visita.

A Lenda do Taj Mahal

A elegância e beleza do Taj Mahal ou “coroa do palácio”, estão ao serviço do túmulo da princesa persa Arjumand Banu Baygam (1593-1631).

Também conhecida por Mumtaz Mahal “a escolhida do palácio”, a segunda das várias esposas do quinto imperador mongol Shah Jahan (r. 1628-1658), que encomendou o edifício.

Conta-se que se conheceram quando tinham apenas 15 anos e que foi amor à primeira vista, casando 5 anos depois.

Mumtaz era a esposa favorita, a melhor amiga e conselheira na vida política do marido.

Taj Mahal - Mumtaz Mahal

Durante os 19 anos de casamento, deu-lhe oito filhos e seis filhas.

Foi em 1631 com 39 anos de idade, quando acompanhava o marido numa expedição militar ao Sul de África, que nasceu o seu décimo quarto descendente.

Após o parto da filha, apercebeu-se que estava a morrer e pediu ao esposo para lhe construir um monumento de tal perfeição, que ninguém ao vê-lo pudesse duvidar da força do seu amor.

Em memória da esposa preferida, expressou o seu último pedido e a sua lamentação em pedra, num faustoso mausoléu, conhecido como a maior prova de amor do mundo.

Conta-se que o cabelo negro do imperador mongol tornou-se imediatamente grisalho quando a persa Mumtaz Mahal faleceu.

E decretou dois anos de luto nacional em que foram proibidas festas, ouvir música, usar jóias, roupa colorida e perfume.

Este artigo baseou-se numa página do curso: Guia de Tesouros Arquitetónicos III

Conheça os mais fantásticos monumentos do mundo com os guias de turismo cultural

A história da arquitetura a partir de 30 monumentos que deveria conhecer

CURSO ONLINE

Conheça 30 monumentos que mudaram o rumo e a história da arquitetura mundial desde a Idade Antiga até à Época Contemporânea.

No final deste curso, os participantes ficarão a conhecer a história da arquitetura a partir de 30 exemplares arquitetónicos de relevante importância para a história da arte mundial.

Este curso destina-se a pessoas que pretendam aprofundar ou iniciar conhecimentos na área da arquitetura e do património, a nível profissional ou pessoal.

É particularmente útil a docentes e estudantes de história da arte ou profissionais de comunicação cultural e de turismo cultural.

No entanto, é perfeitamente adequado a todos quantos se interessem pelos temas e queiram aumentar a sua cultura em história da arquitetura.

Não tem requisitos de acesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu