O que é a retórica visual? | Análise de arte | Citaliarestauro.com

Conheça os conceitos de retórica visual e literacia visual e a sua importância para a análise de obras de arte e para a comunicação sobre as mesmas.

Por Yolanda Silva, a partir do curso Online Análise de Obras de Arte.

Contém o vídeo “Figuras de retórica visual”.

Retórica visual

Escrever sobre arte obriga-nos a observar com o dobro ou mesmo o triplo da atenção a obra que se nos depara e aquilo que ela nos desperta (e, portanto, aquilo que de nosso ela reflecte).

Desta forma, escrever um comentário crítico a uma obra específica ou à produção artística de um autor no seu todo pode, por vezes, parecer assombroso e intimidador.

(…)  Acima de tudo, aquilo que se nos depara é que nem todas as mensagens são claras – tal como nos dizia Heidegger.

«A obra é símbolo».

Esse símbolo foi criado pelo artista, por meio de uma linguagem própria, uma retórica que visa convencer-nos de uma ideia, persuadir-nos ou seduzir-nos.

A retórica, a arte de bem discursar, torna-se visual, para nos mostrar através de figuras de estilo (como metáforas, analogias, etc., mas agora visuais) aquilo que o artista pretende comunicar.

Assim, podemos definir retórica visual do seguinte modo: o como ou porquê da comunicação de significados através das representações visuais.

Ultrapassa os conceitos de design e estética para entrar no campo de como a cultura e o significado são reflectidos, comunicados ou alterados pelas imagens que o artista escolheu utilizar.

Muito presente na publicidade e design gráfico, na arte, podemos encontrar, por exemplo, alegorias populares como a da Justiça.

Alegoria da Justiça

Alegoria da Justiça, Gaetano Gandolfi (óleo sobre tela; 1760s).

https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Allegory_of_Justice_-_Gaetano_Gandolfi_-_Louvre_RF_1983-58#/media/File:Gandolfi_-_Allegory_of_Justice.jpg

No cartoon que se segue, podemos observar uma figura de feições feias e brutas, com coroa e ceptro de imperador, a mostrar às mulheres um conjunto de papéis onde estão escritas algumas imposições da mudança da moda no início do século XX.

Por exemplo, em grande plano, ao centro, podemos ler: «Você tem de ter ancas estreitas para estar na moda, por isso, trate disso!». 

1913-Dictates-of-Fashion-Calvert-Life-cartoonweb

As figuras de estilo utilizadas na retórica visual variam de acordo com o propósito do artista. Assim, podemos desdobrar no seguinte esquema os mais comuns.

Literacia Visual

A definição mais simples que podemos dar é a capacidade de entender uma imagem.

Mas a literacia visual não envolve apenas o processo de apreensão e compreensão da mensagem contida na obra.

A literacia visual é todo o processo de pensamento que possa estar envolvido na construção e/ou manipulação de uma imagem. Portanto, ela tem a ver igualmente com o «falar sobre a obra», ou seja a produção de um discurso sobre as representações.


A verbalização de uma imagem implica a transformação de algo visual em palavras que sejam entendidas por outros e, assim, a criação de um discurso coerente usando da articulação de saberes estabelecidos (relacionados com a obra, o seu processo de criação, a nossa leitura da expressividade, contexto histórico-cultural, a iconografia,…).


Quer saber como analisar uma obra de arte?

Curso Online Certificado Análise de Obras de Arte

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

[siteorigin_widget class=”Thim_Courses_Widget”][/siteorigin_widget]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu