o que significa iconografia
Quando falamos de análise de obras de arte o que significa iconografia ?
Trata-se da análise e interpretação de imagens, símbolos e atributos presentes em obras de arte.
Inicialmente, quando da análise de uma obra de arte, distinguia-se iconografia «pretendida» ou «subentendida», digamos assim, da iconografia «interpretativa».
o que significa iconografia pretendida
A iconografia «pretendida» ou «subentendida» é aquela que se refere à atitude do artista, do patrono ou do observador contemporâneo (à obra) perante a função ou significado dos símbolos ou imagens presentes na obra.
Por vezes, a descrição da intencionalidade da representação vem descrita em obras escritas, como tratados iconográficos que fornecem os dados que os artistas devem seguir (como é o caso do tratado De picturis et imaginibus sacris, de 1570, escrito pelo teólogo Joannes Molanus), ou em cartas e memórias do artista ou do próprio patrono.
Outros documentos derivados da obra, como sejam os programas de pintura associados à pintura de diversos tetos tardo-barrocos, e os próprios contratos de feitura das obras são também fontes que auxiliam na leitura iconográfica.
Temos o exemplo do tratado de Giorgio Vasari, em que descreve o esquema decorativo do Palazzo Vecchio e as suas intenções decorativas e iconográficas.
o que significa iconografia interpretativa
Todavia, por vezes, o significado da obra de arte é apenas descortinado através de métodos ligados à própria historiografia, e quando da análise iconográfica, teremos de deduzir as informações pelas correntes filosóficas, teológicas ou literárias da época de produção da obra em questão.
É isto que trata a iconografia «interpretativa» e que, hoje em dia, chamamos de Iconologia, na medida em que se tornou uma disciplina de estudo da História da Arte.