Este artigo contém o vídeo “Figuras de retórica visual “.
Retórica visual
Escrever sobre arte obriga-nos a observar com o dobro ou mesmo o triplo da atenção a obra que se nos depara e aquilo que ela nos desperta (e, portanto, aquilo que de nosso ela reflete).
Desta forma, escrever um comentário crítico a uma obra específica ou à produção artística de um autor no seu todo pode, por vezes, parecer assombroso e intimidador.
(…) Acima de tudo, aquilo que se nos depara é que nem todas as mensagens são claras – tal como nos dizia Heidegger.
«A obra é símbolo».
Esse símbolo foi criado pelo artista, por meio de uma linguagem própria, uma retórica que visa convencer-nos de uma ideia, persuadir-nos ou seduzir-nos.
A retórica, a arte de bem discursar, torna-se visual, para nos mostrar através de figuras de estilo (como metáforas, analogias, etc., mas agora visuais) aquilo que o artista pretende comunicar.
Assim, podemos definir retórica visual do seguinte modo: o como ou porquê da comunicação de significados através das representações visuais.
A retórica visual ultrapassa os conceitos de design e estética para entrar no campo de como a cultura e o significado são refletidos, comunicados ou alterados pelas imagens que o artista escolheu utilizar.
Muito presente na publicidade e design gráfico, na arte, podemos encontrar, por exemplo, alegorias populares como a da Justiça.
Alegoria da Justiça, Gaetano Gandolfi (óleo sobre tela; 1760s).
No cartoon que se segue, podemos observar uma figura de feições feias e brutas, com coroa e ceptro de imperador, a mostrar às mulheres um conjunto de papéis onde estão escritas algumas imposições da mudança da moda no início do século XX.
Por exemplo, em grande plano, ao centro, podemos ler:
«Você tem de ter ancas estreitas para estar na moda, por isso, trate disso!».
As figuras de estilo utilizadas na retórica visual variam de acordo com o propósito do artista. Assim, podemos desdobrar no seguinte esquema os mais comuns.
Literacia Visual
A definição mais simples que podemos dar é a capacidade de entender uma imagem.
Mas a literacia visual não envolve apenas o processo de apreensão e compreensão da mensagem contida na obra.
A literacia visual é todo o processo de pensamento que possa estar envolvido na construção e/ou manipulação de uma imagem.
Portanto, ela tem a ver igualmente com a retórica visual – o «falar sobre a obra», ou seja a produção de um discurso sobre as representações.
A verbalização de uma imagem implica a transformação de algo visual em palavras que sejam entendidas por outros e, assim, a criação de um discurso coerente usando da articulação de saberes estabelecidos (relacionados com a obra, o seu processo de criação, a nossa leitura da expressividade, contexto histórico-cultural, a iconografia,…).
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