Informação Geral
As fotografias digitais têm vida curta! Já pensou nisso?
Hoje acumulamos milhares de fotografias digitais .
Esse excesso, aliado à falta de técnica e método de organização, faz com que tenhamos nosso acervo fotográfico vulnerável a perda, quase inacessível e assim, usufruímos pouco das nossas lembranças e memórias.
Então, como organizar e preservar as nossas memórias digitais ?
Com o método dos 7 R’s explicado passo a passo neste curso vai conseguir organizar, preservar e tirar o maior partido das suas fotografias digitais que agora se encontram dispersas.
E criar o seu arquivo digital fácil de gerir e de manter no futuro.
Idiomas: Português
O valor do curso incluí acesso 24 horas / dia por tempo ilimitado a:
- Lições por cada tema do programa
- exemplos de aplicação da metodologia
- Textos de apoio
- Avaliação (1 questionário final)
- Certificado.
Poupe comprando nos Pacotes de cursos
Objetivos
Como funciona
Programa do curso de preservação e organização de fotografias digitais
R1
Reconhecer
Momento do mapeamento de equipamentos, dispositivos e planejamento prévio da organização.
Essa etapa é um mapeamento geral do ponto da situação:
Conhecer mais dos seus dispositivos que contêm fotos, daqueles que produzem imagens.
Olhar para os seus equipamentos, verificar hardware e software, backups existentes.
Fazer um planejamento inicial, desde o local que usará para realizar esse trabalho até a disponibilidade de tempo prevista.
R2
Reunir
Hora de identificar todos os dispositivos, equipamentos e locais na rede onde suas fotografias digitais estão, para poder reuni-las.
Neste momento, você deverá identificar todos os locais (onde) em que possui fotografias.
Os dispositivos, os equipamentos, as redes sociais, os locais de compartilhamento,… e juntar todas as imagens da sua coleção em um único local.
É também aqui que você vai começar a aprender como montar uma nova estrutura de pastas.
R3
Reestruturar
Momento chave de montar a estrutura de pastas, descartar os arquivos, renomear as imagens e inserir os metadados.
Consideramos esse o momento chave da organização.
Aqui você vai entender sobre descartar fotos, como elaborar estruturas mais complexas de pastas, renomear arquivos e usar os metadados.
Além de conhecer o passo a passo de como fazer um trabalho de grande volume, gradativamente e de forma ordenada.
R4
Resguardar
Aqui tudo que você precisa saber sobre cópias de segurança e principais opções para salvaguarda da sua coleção.
O ponto principal são os sistemas de segurança, com foco em manter o seu acervo organizado, seguro e acessível a longo prazo.
R5
Recordar
Conheça o que há a disposição para curtir suas fotos digitais e deixá-las mais próximas do seu dia a dia.
Chegamos ao momento onde o foco está no prazer de reviver momentos através das suas imagens.
Aqui você vai saber como localizar suas fotos com rapidez e conhecer diversas maneiras de usufruir delas.
Inspiração em uma gama de possibilidades que permitem trazer os seus arquivos digitais para mais perto do seu dia a dia.
R6
Refletir
Tudo tão novo, tanto excesso e com alto custo, vamos refletir melhor sobre isso?
Esse é o momento chave do pensamento.
Era fundamental para nós trazer determinadas proposições para que você consiga perceber alguns pontos estratégicos desse novo cenário das fotografias digitais e seja cada vez mais consciente nas suas escolhas.
O clique, o descarte, a narrativa de vida, a conservação…
Alguns pontos para te alertar para uma rotina mais eficiente e alinhada à fotografia do mundo contemporâneo.
R7
Rotina
Vamos estabelecer os principais passos para você manter sua rotina de organização do seu arquivo digital em dia.
Espaço para sugestão de boas práticas de manutenção da organização.
Nosso compromisso neste curso é que você organize o que possui, mas também que você possa continuar essa operação de forma autônoma, independente – aplicando as técnicas e conhecimentos aprendidos.
Autoria
Renata Fontanillas
Com Mestrado em Gestão de Empresas e Instituições Culturais na Universidade de Barcelona e graduação em Produção Cultural na UFF, Renata Fontanillas possui mais de 20 anos de experiência no setor cultural em organizações privadas e
públicas, centros culturais, museus e na produção e gestão de projetos de artes visuais e cênicas. Sua última produção foi em 2021, com o projeto Mulheres Múltiplas Residências em Arte. Em 2018, seu projeto de pesquisa de doutorado foi contemplado com uma bolsa de estudos em Portugal da Fundação Calouste Gulbenkian. Ainda em Lisboa, atuou como Assistente de Curadoria da exposição “O Gosto pela Arte Islâmica” realizada no Museu Calouste Gulbenkian e foi Co-curadora da exposição “As mil e uma noites em Portugal” que decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal. Atualmente, divide-se entre o seu projeto Academia da Foto (cuja missão é trabalhar em prol da conservação da memória pessoal através das fotografias digitais) e a sua
investigação para o doutorado em História da Arte pela Universidade de Lisboa
Tatiana Laura
Museóloga graduada pela Escola de Museologia da UniRio em 2003 e com Mestrado em Museografia Interativa e Didática pela Universidade de Barcelona, com pesquisa em Museografia para século XXI, sobre a apropriação das novas tecnologias na concepção de exposições, e estudo de caso da aplicação da Realidade Aumentada. Compôs a equipe de funcionários no Oi Futuro de 2001 a 2010 , onde desempenhou atividades nas áreas de educação e cultura. Foi responsável pela coordenação da criação dos Museus das Telecomunicações do RJ e de BH, cuidando das equipes de concepção curatorial, museologia,
museográfica, pesquisas de conteúdo, desenho de hipermídia e parque de máquinas. Ficou responsável pela gestão desse projeto nos seus quatro primeiros anos de existência. Entre outras ações, ainda no Oi Futuro, foi responsável pela criação do projeto da Reserva Técnica e Laboratório de Higienização e Restauração e pela implantação do Programa Educativo do Museu.
Recentemente, atuou como Coordenadora de Conteúdo no projeto de reformulação do Museu das Telecomunicações | Oi Futuro, reinaugurado como Musehum Museu das Comunicações e Humanidades. Co-responsável pela produção das exposições
Poesia Visual e Digital (edições 2018 e 2019), no Oi Futuro Ipanema. Idealizadora e executora da plataforma Academia da Foto.