A Gruta de Blombos | o primeiro estúdio artístico da humanidade

Neste artigo conheça as primeiras manifestações artísticas da humanidade na Gruta de Blombos, África do Sul.


Texto: Manuela Tenreiro, excerto do curso online Arte africana.

Imagem de capa: Bloco de ocre gravada com incisões que formam padrões geométricos. ca. 75,000 anos atrás. Coleção de História Natural, Museu Iziko, África do Sul. Fonte: https://originalrockart.wordpress.com/


A Gruta de Blombos

Situada na Reserva Natural de Heidelberg, a 300 km oeste da Cidade do Cabo na África do Sul, a Gruta de Blombos foi descoberta em 1991 por Christopher Henshilwood, Professor de Pré-história Africana na Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo e na Universidade de Bergen na Noruega. Tornou-se numa importante estação arqueológica onde os trabalhos prosseguem até aos dias de hoje e onde ao longo das últimas três décadas foram encontradas primeiras manifestações artisticas da humanidade .

primeiras manifestações artisticas da humanidade 1

Contas de concha para ornamentação corporal. ca. 80,000 anos atrás. Coleção de História Natural, Museu Iziko, África do Sul.
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:BBC-shell-beads.jpg

 

Com uma estratigrafia arqueológica que remonta a 100,000 anos, Blombos revelou alguns dos segredos sobre o modo de vida dos nossos mais longínquos antepassados.

Por exemplo, que sempre gostamos de nos ornamentar. Entre os inúmeros objetos encontrados várias contas feitas de concha perfurada que eram usadas como pendentes para ornamentação do corpo humano. Foram recuperados de um estrato da escavação datado de cerca de 80,000 anos atrás.

As primeiras manifestações artisticas da humanidade

Foi também na Gruta de Blombos que se encontraram as primeiras manifestações artisticas da humanidade.

primeiras manifestações artisticas da humanidade 2

Uma das estrelas de Blombos é aquele que é considerado o primeiro trabalho artístico da humanidade com cerca de 75,000 anos de idade. Um pequeno bloco de ocre onde foram gravados por incisão padrões geométricos. Foi sugerido que o padrão possa ter algum significado simbólico e até que este objeto possa ter servido como uma espécie de carimbo se as linhas gravadas fossem preenchidas de pigmentos.

O primeiro estúdio artístico da humanidade

É plausível que nestas primeiras manifestações artisticas da humanidade fossem utilizados pigmentos. Entre as descobertas em Blombos mais recentes, a mais significativa é a presença do que pode ser chamado do primeiro estúdio artístico da humanidade.

primeiras manifestações artisticas da humanidade

Concha de mistura e armazenamento de pigmentos. ca.100,000 anos. Gruta de Blombos, África do Sul. Fotografia: Science/AAAS.
Fonte: https://www.theguardian.com/science/2011/oct/13/stone-age-painting-kits

 

Numa camada datada de há 100,000 anos os cientistas encontraram vestígios de pigmentos naturais de ocre (uma mistura de óxido de ferro com argila e areia) armazenados em conchas. Faziam também parte desta espécie de kit de produção artística, ossos esculpidos e pedras de amolar e lascar. Foram avançadas teorias para a aplicação dos pigmentos como expressão social, ou seja, a decoração do meio ambiente, como pinturas em grutas e pedras, e como expressão individual, como a pintura corporal que ainda hoje se observa nos povos nómadas do sul da África.

Sugestão: Saiba mais sobre a história da África do Sul aqui


Conheça o programa do curso Arte Africana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu