Conheça palavras de origem grega e seus significados

Neste artigo fique a conhecer algumas palavras de origem grega e seus significados bem como as histórias de deuses gregos que lhes deram origem.


TextoYolanda Silva, autora do curso online Mitologia Greco Romana.

Imagem de capa – Narciso, Michelangelo Caravaggio, 1594-1596.


Palavras herdadas da Mitologia Grega

A mitologia grega está bem mais presente do que muitas vezes pensamos! Já alguma vez parou para ver como algumas palavras do português têm raízes nas histórias dos deuses gregos…?

Aqui estão alguns exemplos…

palavras de origem grega | ECO

Um eco é um reflexo de som e o seu nome vem de uma ninfa.

palavras de origem grega ECO

Eco, Alexandre Cabanel, 1874

 

Eco era uma ninfa da montanha que frequentemente distraía Hera com as suas histórias, enquanto Zeus prosseguia nas suas aventuras amorosas com as outras ninfas sedutoras. Este esquema não durou muito tempo e, quando Hera descobriu, amaldiçoou Eco, tirando-lhe a sua voz e condenando-a a repetir apenas as palavras que as outras pessoas dissessem… Tal como um eco… eco… eco…

palavras de origem grega | CRONOLÓGICO E CRÓNICA

Estas palavras vêm do nome do deus do tempo, o titã Cronos, pai de Zeus.

palavras de origem grega cronos

Queda dos Titãs Cornelis van Haarlem Museu Nacional de Arte da Dinamarca, 1588

 

Uma cronologia expõe uma sucessão de eventos temporais; a crónica descreve eventos que decorrem num determinado período de tempo. Ambas palavras estão directamente relacionadas com tempo, daí a sua associação a Cronos.

Conheça os titãs e a segunda geração de deuses gregos.

palavras de origem grega | HIPNOSE

A hipnose é um estado de passividade, em que uma pessoa se encontra, similar ao sono e que é induzido por um hipnotizador.

palavras de origem grega hipnos

John William Waterhouse hipnos e o seu meio irmão morto,1874

 

A palavra deriva directamente de Hipnos, o deus grego do sono, que habitava uma caverna escura, onde o sol não penetrava. É curioso verificar que o seu correspondente romano, Somnus, deu origem a “insónia” e todas as palavras desta derivadas.

palavras de origem grega | MORFINA

palavras de origem grega morfeu

Guerin Pierre Narcisse ,Morpheus and Iris, 1811

 

Hipnos tinha um filho, Morfeu, que era o deus dos sonhos, com a capacidade de assumir forma humana e de aparecer nos sonhos dos comuns mortais.

Do nome deste deus saiu o nome de uma substância analgésica conhecida, a morfina, que induz as pessoas a um estado de quase adormecimento. Parece que está num sonho…

palavras de origem grega | NARCISISMO

Este é bem conhecido. A psicologia moderna definiu o excesso de amor-próprio como narcisismo, inspirando-se no mito de Narciso.

palavras de origem grega narciso

Narciso, Michelangelo Caravaggio ,1594-1596

 

Narciso era uma personagem da mitologia grega (em alguns relatos com sangue de ninfa ou mesmo de deus), que era tão lindo e tão orgulhoso da sua beleza que desprezava toda a gente. Certo dia, estava junto de um lago e perdeu-se a admirar o seu próprio reflexo. Ficou tão apaixonado que: versão 1 – caiu ao lago e morreu afogado; versão 2 – se esqueceu do resto do mundo e morreu à fome. De toda maneira, acabou por morrer pela sua vaidade excessiva.


Como estas palavras há muitas outras. Consegue pensar em algumas? Que história terão por detrás?

Pode dar ideias sobre palavras de origem grega e seus significados nos comentários.

Obrigado!


Yolanda Silva

Yolanda Silva

Tem formação em História da Arte (Faculdade de Letras da Universidade do Porto). O seu percurso levou-a a trabalhar no Arquivo Histórico Municipal do Porto e no Museu do ISEP, no âmbito do inventário e conservação de coleções de Fotografia. Andou pelo mundo dos antiquários e pelo turismo, até que se tornou formadora, dedicando-se às áreas de História da Arte, Iconografia e Conservação de Fotografia. Trabalha atualmente no Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Património. Tem diversos trabalhos escritos / publicados nas áreas da História da Arte, Iconografia e Conservação.

Quer aprender mais sobre Mitologia grega e romana?

Conheça o curso online

2 Comentários. Leave new

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu