6 titãs e 6 titânides | 2ª geração de deuses gregos

Os titãs e as titânides deram origem à 2ª geração de deuses gregos

Geia (terra) e Urano (céu) criam os titãs e as titânides.  Na 2ª geração de deuses gregos estamos a focar-nosNo início, havia apenas o Caos capa mais nos filhos dos Titãs propriamente ditos. Para conhecer a primeira geração de deuses gregos pode ver o artigo “no início havia apenas o Caos”.

Neste artigo, baseado nos textos de Yolanda Silva do Curso Online Mitologia Greco Romana, vamos ver como se organizava a segunda geração de deuses gregos. INCLUI UM VÍDEO EXPLICATIVO.   

Titãs

  • Oceano  — o rio que circundava o mundo
  • Céos —  visões e senhor do norte.
  • Crio  — universo, cosmo e constelações,  senhor do sul.
  • Hiperião – luz e fogo astral e senhor do leste.
  • Jápeto — senhor do oesteo.
  • Cronos —  tempo

Titânides

  • Febe – lua
  • Mnemosine – memória
  • Reia – terra e  fertilidade.
  • Têmis – justiça
  • Tétis – mar
  • Teia – luz e  visão

Geia e Urano tiveram 6 Titãs e 6 Titânides, alguns dos quais organizados em casais. Portanto, vamos vê-los segundo essa organização (com respectivos filhos).

 

Os filhos dos titãs

– Oceano e Tétis, que deram origem aos riosfontes e às 40 Oceânides,

 

– Hipérion e Teia, que deram origem a HélioSelene e Éos,

 

– Céu e Febe criam Leto e Astéria,

 

– Nereu Dóris (uma das Oceânides) darão origem às 50 Neréides (que são as ninfas do mar),

 

– Jápeto casará com Clímene (uma das Oceânides), dando origem a Atlas (casa com Pleione, de quem tem as 7 Plêiades e as 7 Hespérides), Prometeu (em algumas versões pai de Deucalião, de uma relação com Clímene), Epimeteu (esposo de Pandora e pai dePirra) e Menécio (ou Menoécio),

 

– Crio desposa Euríbia (uma divindade menor dita filha de Ponto e Geia), de cuja relação nasceram Palas (ou Palante, que com Estige, filha de Oceano, gera CratosBiaZelo e Nice), Astreu (que com Éos, gera os quatro HECATE (1795), de William Blake (1757-1827)ventos ZéfiroBóreasNoto e Eurus e a estrela Eósforos) e Perses (que casa com Astéria e de cuja relaçãoresulta Hécate).  Pode saber mais sobre Hecate, a deusa do sub mundo no artigo Hecate | deusa grega do submundo

 

– Mnemósine terá uma relação com Zeus, da qual resultarão as 9 MusasCalíopeClioÉratoEuterpeMelpômenePolímnia,TerpsícoreTália Urânia. Pode conhecer as 9 Musas e as suas representações na arte no video do nosso canal Youtube 

 

 

– Témis será a segunda esposa de Zeus, relação da qual não se crê ter havido descendência (embora algumas fontes mencionem as Parcas como sendo filhas destes e não de Nix).

 

– Cronos e Reia são o casal que dará origem àquela que é chamada a Primeira Geração de Deuses OlímpicosZeusHeraDeméter,PosídonHades e Héstia.

Na 3ª geração de deuses gregos já não vamos falar apenas em Cosmogonia, em mitos de criação, porque é aqui que começam a despontar os principais deuses que regem o dia a dia e a quem os cidadãos prestarão culto para conseguir favores na sua vida quotidiana. Este tema será tratado num novo artigo.

Quer conhecer  as divindades, heróis e  representações da Mitologia Greco Romana? Os episódios mais importantes na cultura clássica e as correspondências existentes entre as personagens de uma e outra religião?

Curso online Mitologia Greco Romana (inclui lições, vídeos, textos de apoio e um completo glossário).

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

E receba informação atualizada sobre temas de história da arte e valorização do património.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu