Mais uma das obras de Picasso estrela de leilão
A estrela da noite foi Buste de Femme de Profil, uma das obras de Picasso que representa Marie-Thérèse Walter, uma de suas principais musas, e foi vendida por £27.219.000 (134.577.000 R$ ou 31.004.400 €).
Autora: Rute Ferreira
Pablo Picasso, Claude Monet, Alberto Giacometti e outros representantes da arte moderna renderam juntos £87.494.600 durante um leilão realizado pela Sotheby’s de Londres em junho de 2018.
“Existem duas famosas casas de leilão, que são sempre mencionadas no que se refere ao arremate de obras de arte: A Cristhie’s e a Sotheby’s. Ambas têm muito em comum. Foram fundadas em 1766 e 1744, respectivamente, em Londres e atualmente possuem escritórios espalhados por todo o mundo. Ambas são responsáveis pelas vendas de algumas das obras de arte mais caras do mundo. ”
Para saber mais sobre o mercado secundário de arte.
As obras de Chagall
O leilão começou às 19 horas (horário local), com a obra Les Amoureux em Bleu, do pintor francês Marc Chagall. A pintura superou as expectativas: estimada em torno de £400.000, a obra que mostra um casal apaixonado em tons de azul – tema recorrente da pintura de Chagall – alcançou £1.162.000.
Les Amants au Clair de Lune, do mesmo artista, também fez parte do lote e foi vendida por £850.000.
As obras de Picasso
Buste de Femme de Profil, de Pablo Picasso, o ponto alto do leilão, estava numa coleção particular desde 2003, depois de ter pertencido à galerias na França e nos Estados Unidos. A moça representada na pintura de 1932, é conhecida como a musa de ouro do artista e é presença frequente em suas obras.
Vale mencionar que Pablo Picasso está entre os artistas mais caros da arte moderna. Antes que Salvator Mundi, de Leonardo da Vinci, fosse vendida no final do ano passado, o recorde de pintura mais cara já vendida em leilão era do cubista espanhol. Outras obras de Picasso também fizeram parte do leilão, como Tête de Femme au Chapeau Orange e Nu Assis Appuye sur des Coussins.
Outras obras
Além de pinturas, algumas esculturas também foram leiloadas na noite dedicada à arte moderna. Henry Moore, Camille Claudel e Alberto Giacometti estavam entre os escultores representados. A obra Buste de Charles Lhermitte, de Claudel, de 1889 feita de bronze, foi outra que superou a estimativa de £500.000 feita pela casa e foi vendida por £ 1.030.000.
Origem das obras
Todas as obras vendidas pela casa vinham de coleções particulares ou de galerias. O comércio de obras de arte via leilão é conhecido como mercado secundário, e os parâmetros para calcular o valor de uma obra nesse mercado vão desde a quantidade de obras do autor (quanto menos, mais caras elas se tornam) até a quantidade de vezes que ela foi exposta.
O papel da internet
A internet tem sido uma aliada no processo mercadológico da arte. Para compreender como funciona o Mercado de Arte
“Observamos que, antes de qualquer coisa, ela tem sido importante para a carreira dos artistas contemporâneos, uma vez que eles podem por conta própria mostrar e vender suas produções, bem como conseguir financiamento através de plataformas coletivas.
Os setores primário e secundário também são beneficiados com a demanda que agora se forma também pela facilidade e conforto, por não precisar sair de casa para ter em casa uma obra de arte. ”
Além do site oficial da casa, a Sotheby’s também estava atualizando constantemente as redes sociais, com informações sobre o leilão, usando hastags como #AuctionUpdate.