O que foi o Neogótico ?

Depois de ter sido esquecido por alguns séculos, o Gotico voltou a ser apreciado. De facto começarm a construir-se edifícios num estilo inspirado no Gótico, desigando por Neogótico .

Por Alexandra Kiely, autora do curso online Gothic Architecture

O Neogótico iniciou no Sec. XVIII em Inglaterra e ganhou maior popularidade no Sec. XIX.

O Romantismo

O movimento artístico e literário designado por Romantismo ganhou expressão neste período. O Romantimo é demasiado complexo para ser desenvolvido no âmbito deste artigo. Vamos apenas dizer que realmente se focava na emoção e na subjetividade.

Constituiu em larga medida uma reação à extrema lógica e racionalidade renascentistas e períodos posteriores, bem como à impessoal Revolução Industrial.

O Romantismo inspirou uma quantidade de estilos arquitetónicos revivalistas, nos quais os arquitetos voltaram aos estilos antigos ou adotaram estilos estrangeiros.Romanticism inspired a whole series of revival architectural styles, in which architects went back to older styles or adopted foreign ones.

O Neogótico esteve entre os mais populares desses estilos. A literatura Neogótica (novelas de horror como Frankenstein de Mary Shelley) fizeram parte deste movimento romântico, e alimentaram o interesse pela arquitetura gótica.

Gothic revival First Baptist Church Methuen MA

Igreja Neogótica – First Baptist Church Methuen MA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edifícios Neogóticos

Alguns dos edifícios neogóticos eram muito fantasiosos enquanto outros se aproximavam muito dos originais,

Muitas das estruturas neogóticas eram igrejas e edifícios públicos, mas o estilo foi também aplicado a tudo o resto, desde casas de habitação a prisões.

Os elementos góticos como as decorações escultóricas e arcos ogivais foram também aplicados em mobiliário, artes decorativas, e mesmo joalharia. Os elementos góticos estavam em todo o lado, mesmo em locais onde nunca surgiriam na Idade Média.

Gothic revival chair The Met

The Met Museum, cadeira neogótica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Augustus Pugin

Em Inglaterra, Augustus Welby Northmore Pugin (1812-1852) foi um dos mais importantes praticantes do Neogótico.

Ele sentia-se ligado à Idade Média por fortes razões ideológicas, uma vez que acreditava que a arte e cultura medievais eram preferíveis ao que o mundo moderno tinha para oferecer.  Em particular, Pugin sentia que a arquitetura gótica era honesta, sem tentativas de disfarçar os seus métodos construtivos ou fingir que determinado tipo de materiais eram outros.

O Arts & Crafts Movement baseou-se nos mesmos princípios e está intimamente relacionado com o Neogótico. was based on similar principles and is closely related to the Gothic Revival. Podemos ainda ver alguns vislumbres de modernismo na obra de Plugin.

Pugin usou formas e ideias góticas para construir e mobilar muitos novos edifícios.

Westminster PalaceWestminster Palace

 

Com Charles Barry, Pugin foi responsável por uma das mais significativas estruturas neogóticas do Sec. XIX – o Palácio de Westminster. Também conhecido por Houses of Parliament, foram recosntruidas em Neogótico a partir de 1840 após a destruição do antigo edifício pelo fogo.

Pode saber mais sobre Augustus Pugin Society (http://www.thepuginsociety.co.uk/)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu