Depois de ter sido esquecido por alguns séculos, o Gótico voltou a ser apreciado. De facto começaram a construir-se edifícios num estilo inspirado no Gótico, designado por Neogótico .
Por Alexandra Kiely, autora do curso online Arquitetura Gótica
O Neogótico iniciou no Sec. XVIII em Inglaterra e ganhou maior popularidade no Sec. XIX.
O Romantismo
O movimento artístico e literário designado por Romantismo ganhou expressão neste período. O Romantimo é demasiado complexo para ser desenvolvido no âmbito deste artigo. Vamos apenas dizer que realmente se focava na emoção e na subjetividade.
Constituiu em larga medida uma reação à extrema lógica e racionalidade renascentistas e períodos posteriores, bem como à impessoal Revolução Industrial.
O Romantismo inspirou uma quantidade de estilos arquitetónicos revivalistas, nos quais os arquitetos voltaram aos estilos antigos ou adotaram estilos estrangeiros.Romanticism inspired a whole series of revival architectural styles, in which architects went back to older styles or adopted foreign ones.
O Neogótico esteve entre os mais populares desses estilos. A literatura Neogótica (novelas de horror como Frankenstein de Mary Shelley) fizeram parte deste movimento romântico, e alimentaram o interesse pela arquitetura gótica.
Igreja Neogótica – First Baptist Church Methuen MA
Edifícios Neogóticos
Alguns dos edifícios neogóticos eram muito fantasiosos enquanto outros se aproximavam muito dos originais,
Muitas das estruturas neogóticas eram igrejas e edifícios públicos, mas o estilo foi também aplicado a tudo o resto, desde casas de habitação a prisões.
Os elementos góticos como as decorações escultóricas e arcos ogivais foram também aplicados em mobiliário, artes decorativas, e mesmo joalharia. Os elementos góticos estavam em todo o lado, mesmo em locais onde nunca surgiriam na Idade Média.
The Met Museum, cadeira neogótica
Augustus Pugin
Em Inglaterra, Augustus Welby Northmore Pugin (1812-1852) foi um dos mais importantes praticantes do Neogótico.
Ele sentia-se ligado à Idade Média por fortes razões ideológicas, uma vez que acreditava que a arte e cultura medievais eram preferíveis ao que o mundo moderno tinha para oferecer. Em particular, Pugin sentia que a arquitetura gótica era honesta, sem tentativas de disfarçar os seus métodos construtivos ou fingir que determinado tipo de materiais eram outros.
O Arts & Crafts Movement baseou-se nos mesmos princípios e está intimamente relacionado com o Neogótico. Podemos ainda ver alguns vislumbres de modernismo na obra de Plugin.
Pugin usou formas e ideias góticas para construir e mobilar muitos novos edifícios.
Westminster Palace
Com Charles Barry, Pugin foi responsável por uma das mais significativas estruturas neogóticas do Sec. XIX – o Palácio de Westminster. Também conhecido por Houses of Parliament, foram reconstruidas em Neogótico a partir de 1840 após a destruição do antigo edifício pelo fogo.
Pode saber mais sobre Augustus Pugin Society (http://www.thepuginsociety.co.uk/)
1 Comentário.
[…] qualidade e flexibilidade deste tipo de pedra. O resultado foi um Palácio de estilo neomanuelino e neogótico com uma decoração exuberante e diversa e totalmente enquadrado na […]