O que é uma obra de arte ? 4 conceitos indispensáveis para responder a esta questão

Newsletter

Quando nos interrogamos sobre o que é uma obra de arte refletimos sobre aspetos que vão muito para além do objeto físico.

Por: Yolanda Silva – Curso Online Análise de obras de arte.

Imagem de capa: A Condição Humana. René Magritte, 1933, http://www.renemagritte.org/the-human-condition.jsp#prettyPhoto


«O pequeno mundo fechado da obra de arte e a sua estrutura, que significativamente liga o mais pequeno pormenor a um conjunto superior, esse microcosmos, foi sempre uma alegoria do significado e da estrutura do mundo e deve continuar a sê-la nos nossos dias.»

Walter Hess, Documentos para a compreensão da Pintura Moderna

 

o que é uma obra de arte | alegoria

Quando abordamos o conceito de beleza, em relação a estética, percepcionamos a existência de uma troca de informação entre a obra e o espectador.

Está presente uma troca de sentidos e significados, de informações que convertem a obra de arte num testemunho deAnálise de arte um contexto histórico, social, cultural e/ou religioso.

Ao apreciarmos uma obra de arte, ressalta a necessidade de analisar os elementos presentes na mesma, de modo que as informações nela contida sejam devidamente «decifradas».

O espectador compreenderá, assim, melhor a obra e aquilo que o artista pretendia transmitir.

A leitura ou interpretação de qualquer obra de arte torna-se um passo tão importante quanto a própria produção artística, porque só assim iremos compreender e apreender a mensagem do artista.

Como nos diz Heidegger (A Origem da Obra de Arte):

«A obra dá publicamente a conhecer outra coisa, revela-nos outra coisa; ela é alegoria. À coisa fabricada reúne-se ainda, na obra de arte, algo de outro. (…) A obra é símbolo.»

o que é uma obra de arte | muito para além de “coisa”

Area iconografiaDesta forma, e seguindo o raciocínio de Heidegger, torna-se necessário, ao fazer a leitura de uma obra de arte, desdobrar o pensamento do artista no momento da feitura da sua obra.

Esta leitura vai retirar o carácter de «coisa» (das Dinghaft, segundo Heidegger) para transformá-la em algo mais.

A obra é madeira, é pedra, é tela, sim; mas, não apenas. Ela tem esse elemento «coisal», mas é ainda algo mais, porque há um significado intrinsecamente ligado à «coisa»; um significado que foi atribuído pelo próprio artista quando trabalhou a madeira, esculpiu a pedra ou pintou a tela.

Assim, devemos buscar a verdadeira essência reinante na sua produção, analisando cada pormenor de produção, atentamente, e

«perguntarmos à obra o que é e como é»

(Heidegger).

o que é uma obra de arte | análise

Para sabermos o que é uma obra de arte temos então de realizar uma análise:

Objetiva

A análise pode ser objectiva (ou visual), em que se descreve os elementos como são vistos.

Subjetiva

Ou subjectiva (ou simbólica), que descreve os nossos sentimentos aquando da visualização da obra.

Formal

Podemos ainda analisar uma obra segundo um ponto de vista formal (ou estético) que analisa toda a sintaxe visual (composição), com contexto histórico, temática, organização de elementos – o que envolve uma pesquisa mais abrangente.

Descodificação

Por fim, deveremos concluir a nossa análise com uma descodificação dos significados (reais ou simbólicos) da obra em análise.


No final do curso Análise de Obras de arte os participantes estarão aptos a realizar a leitura, análise e interpretação de uma obra de arte.

Conhecer os elementos formais indispensáveis para a leitura de uma obra de arte.

Saber interpretar e enquadrar uma obra de arte.

Conhecer os elementos para a interpretação de uma obra sob o ponto de vista iconográfico.

Conhecer os elementos específicos de análise a aplicar em obras de pintura, escultura e arquitetura.

Aprenda mais sobre análise de arte e história da arte

Newsletter

Menu