O que é a fotografia digital ?

Vamos perceber o que é a fotografia digital e em que consiste.

A partir do curso online História da Fotografia.

O que é a fotografia digital

Designa-se de fotografia digital a uma imagem digital obtida por meio de uma câmara digital. Por se tratar de uma imagem digital, pode ser utilizada num computador, pode ser editada, impressa, armazenada num dispositivo de armazenamento digital, como um disco rígido de um computador ou uma pen USB.

Em certa medida, constitui uma enorme evolução, visto a fotografia analógica (a tradicional) envolver para alguns fotógrafos uma carga de trabalho extra, principalmente quando é necessário ao fotógrafo deslocar-se do estúdio, quando há limite ao acesso a instalações próprias ao processamento ou quando há urgência em obter as imagens.

A fotografia digital tornou-se mais largamente conhecida em 1995. Este foi o ano em que foram lançadas a Apple QuickTake 100 e a Kodak DC40, os primeiros modelos de câmaras digitais, abrindo o lugar para outras marcas como a Casio, a Sony, a Olympus e outras.

Como foi que surgiu, então, a fotografia digital?

Para responder à questão o que é a fotografia digital , podemos dizer que tudo começa com a criação do CCD, na Bell Labs, por dois inventores, George Smith e Willard Boyle.

Um sensor de imagem CCD, de máquina fotográfica digital.

Um sensor de imagem CCD, de máquina fotográfica digital.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CCD_sensor.JPG

 

Estavam a procurar criar um novo tipo de memória semicondutora para computadores, quando, em cerca de uma hora de trabalho, em Outubro de 1969, elaboraram o esboço base da estrutura do CCD, definindo os seus princípios operativos e as suas aplicações (em que se incluía a reprodução de imagem e memória).

Em 1970, os Laboratórios Bell incorporaram o CCD na primeira câmara de vídeo. Cinco anos depois, mostraram ao público a primeira câmara CCD com imagem de qualidade suficientemente boa para a difusão televisiva. Os CCD rapidamente revolucionaram o fax, o scanner, as máquinas fotocopiadoras e o campo da fotografia para medicina e para astronomia (este último em 1983).

CCD (charge-coupled device) ou CMOS (complementary metal-oxide semiconductor) são sensores de imagem, que, nas máquinas digitais equivale ao filme nas máquinas fotográficas analógicas. No fundo, têm a função de converter a luz num código digital (quadro com valor das cores de todos os pixéis da imagem), que será armazenado na memória da máquina (interna ou em cartão de memória externo).

A imagem pode depois ser transferida, apagada ou editada, de acordo com as intenções ou preferências do fotógrafo e das próprias funcionalidades da câmara. Hoje em dia, até já possuímos tecnologia que nos permite transferir a imagem directamente para uma impressora, se for o caso de querermos imprimir para o papel, sem necessidade de primeiro fazer a transferência para um computador.

As câmaras digitais rapidamente se popularizaram, principalmente pela sua facilidade de uso, e praticamente qualquer pessoa possui e sabe lidar com uma.

Pensando o que é a fotografia digital e o que alterou nas nossas vidas.

É só olhar para o LCD da câmara (ou telemóvel), procurar o enquadramento certo e… eternizamos um momento com um simples click!

Conheça os cursos relacionados com fotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu