Como foi que surgiu, então, a fotografia digital?
Para responder à questão o que é a fotografia digital , podemos dizer que tudo começa com a criação do CCD, na Bell Labs, por dois inventores, George Smith e Willard Boyle.
Um sensor de imagem CCD, de máquina fotográfica digital.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CCD_sensor.JPG
Estavam a procurar criar um novo tipo de memória semicondutora para computadores, quando, em cerca de uma hora de trabalho, em Outubro de 1969, elaboraram o esboço base da estrutura do CCD, definindo os seus princípios operativos e as suas aplicações (em que se incluía a reprodução de imagem e memória).
Em 1970, os Laboratórios Bell incorporaram o CCD na primeira câmara de vídeo. Cinco anos depois, mostraram ao público a primeira câmara CCD com imagem de qualidade suficientemente boa para a difusão televisiva. Os CCD rapidamente revolucionaram o fax, o scanner, as máquinas fotocopiadoras e o campo da fotografia para medicina e para astronomia (este último em 1983).
O CCD (charge-coupled device) ou CMOS (complementary metal-oxide semiconductor) são sensores de imagem, que, nas máquinas digitais equivale ao filme nas máquinas fotográficas analógicas. No fundo, têm a função de converter a luz num código digital (quadro com valor das cores de todos os pixéis da imagem), que será armazenado na memória da máquina (interna ou em cartão de memória externo).
A imagem pode depois ser transferida, apagada ou editada, de acordo com as intenções ou preferências do fotógrafo e das próprias funcionalidades da câmara. Hoje em dia, até já possuímos tecnologia que nos permite transferir a imagem directamente para uma impressora, se for o caso de querermos imprimir para o papel, sem necessidade de primeiro fazer a transferência para um computador.
As câmaras digitais rapidamente se popularizaram, principalmente pela sua facilidade de uso, e praticamente qualquer pessoa possui e sabe lidar com uma.
Pensando o que é a fotografia digital e o que alterou nas nossas vidas.
É só olhar para o LCD da câmara (ou telemóvel), procurar o enquadramento certo e… eternizamos um momento com um simples click!