Sabia que o atleta mais rico do mundo nasceu em Lamego, Portugal, no Sec.II d.C.?

Caio Apuleio Diocles ( o “Lamecus”) foi o atleta mais rico do mundo de todos os tempos. Era Lusitano. Nasceu cerca do ano de 104 D.C. em Lamecum, atualmente Lamego, Portugal. Este auriga terá sido o atleta que mais ganhou em toda história, sendo aplaudido e idolatrado por todo o Império Romano.

De acordo com o professor de estudos clássicos da Universidade da Pensilvânia, Peter Struck, Apuleio foi o atleta mais bem pago de todos os tempos. Este estudo baseia-se em fontes históricas e particularmente em inscrições que registaram os dados relativos ao auriga.

Estima-se que os 35 863 120 de sestércios ganhos na sua carreira de 24 anos seriam o equivalente a cerca de 12 mil milhões de euros. Bastante mais do que a marca atingida por Cristiano Ronaldo em 2020 que, segundo a Forbes se tornou o primeiro bilionário do futebol. E também ainda bastante mais do que Ronaldo e Lionel Messi juntos.

Custa a acreditar? Talvez não se olharmos para as caraterísticas e longevidade de Caio Apuleio e para a importância e alcance das corridas de cavalos na sociedade romana. Vamos ver!

Quem foi Caio Apuleio Diocles?

O atleta mais rico do mundo nasceu por volta de 104 A.D em Lamecum, na Lusitânia, atualmente Portugal).  Terá começado a correr aos 18 anos em Ilerda (na atual Lérida, Catalunha) e rapidamente ganhou notoriedade.  Seguiu então para o local onde se jogava a “liga milionária”: o Circo Máximo, em Roma. Aí adotou o nome profissional de “Lamecus”.

Em Roma teve uma carreira 24 anos de sucesso que contou com 1.462 vitórias, nas 4.257 corridas em que participou pelas equipas branca, verde e vermelha. Nas restantes corridas ficou maioritariamente em segundo lugar.


As corridas eram organizadas com 4 equipas: branca, vermelha, verde e azul. As equipas investiam no treino dos aurigas, em equipamento e nos cavalos, eles próprios verdadeiras estrelas dos jogos.


o atleta mais rico do mundo Lamego

Estátua de “O Lamego” em Lamego, Portugal.

Jorge Colaço Caio Apuleio

Painel de Azulejos da autoria de Jorge Colaço sobre Caio Apuleio Diocles. Fonte: página Facebook sobre o artista, foto de 2017.

Como é possível que o atleta mais rico do mundo tenha vivido há cerca de 1900 anos

Os ganhos de Apuleio Diocles provinham exclusivamente dos prémios das corridas de quadrigas. Numa época em que não existia publicidade nos media, patrocínios de marca ou contas milionárias nas redes sociais.

A explicação estará, por um lado, nas caraterísticas e longevidade do atleta e, por outro, na enorme importância e impacto que os jogos tinham na sociedade romana.

campeão durante 24 anos

24 anos de carreira sempre nos primeiros lugares é uma longevidade invulgar para qualquer atleta mesmo nos dias de hoje. Mais ainda para os aurigas que competiam no Circo Máximo que frequentemente sofriam acidentes e perdiam a vida nos jogos por volta dos 20 anos.

A longevidade de Caio Apuleio e as suas caraterísticas (seria com uma manobra arrojada na reta final que conseguia a maioria das suas vitórias) faziam dele um ídolo das multidões que enchiam o Circo Máximo e faziam crescer as apostas. Os prémios que o atleta acumulou em 24 anos eram, assim, muito elevados.

o Circo Máximo e as corridas

Os jogos são vistos pelos historiadores como a forma encontrada para pacificar as multidões descontentes e promover o prestígio do Império Romano.

O Circo Máximo era o expoente dos jogos e corridas e o seu modelo foi replicado por todo o Império. O Circo Máximo foi alvo de várias ampliações desde a sua fundação (lendariamente com a fundação de Roma) e tinha 66 mil metros quadrados de arena com 3 pisos de bancadas. Os jogos realizavam-se com grande frequência enchendo o Circo e todas as zonas adjacentes.

Chegou a ter uma capacidade para 385 mil espetadores, no século IV d.C. Cerca de 5 vezes o estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil e mais de 3 vezes o Rose Bowl Stadium, Pasadena, Estados Unidos.

Como podemos saber que Apuleio foi o atleta mais rico do mundo

Durante os 24 anos de sucesso como auriga nos quais Caio Apuleio foi ídolo foi produzida documentação sobre os seus feitos como atleta e feitos registos diversos sobre a sua vida e os seus ganhos. Em documentos, inscrições, mosaicos e pinturas.


Fontes:

https://www.ancient-origins.net/history-famous-people/gaius-appuleius-diocles-15-billion-athlete-ancient-world-007106

http://www.realmofhistory.com/2016/05/21/roman-diocles-highest-paid-athlete-history-mankind/

https://www.laphamsquarterly.org/roundtable/greatest-all-time


Quer aprender mais sobre história?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu