Quer conhecer o Museu da Acrópole? Apesar de encerrado, nunca esteve tão perto!

O Museu da Acrópole – Atenas, Grécia – é agora inteiramente digital. Não se trata apenas da criação de visitas virtuais ao Museu. Mas de um projeto completo que, através de várias aplicações, integra informação detalhada sobre as peças da exposição permanente, galerias e exposições virtuais, vídeos e experiências interativas.

As crianças têm espaço próprio no Museu da Acrópole Digital com o website Acropolis Museum Kids, que integra vídeos e jogos.

O Museu Digital está disponível em grego e inglês, com algumas atividades em espanhol, italiano, alemão e francês.

Vamos explorar um pouco deste novo Museu da Acrópole Digital e, porque não, começar a planear a próxima viagem em família no “mundo pós Covid 19”.


Museu da Acrópole Digital – o projeto

O Museu da Acrópole entra dinamicamente no mundo da tecnologia digital e abre novos canais de comunicação com o público.

O grande número de aplicações que foram desenvolvidos no programa “Criação do Museu Digital da Acrópole” mostra os múltiplos aspetos de suas exposições, oferece experiências únicas em suas galerias e cria um mundo novo e emocionante para crianças e adultos.

Ao mesmo tempo, seu novo site captura de forma contemporânea a função e as atividades do Museu, fornece orientação e entretenimento multidimensionais, torna todas as suas coleções abertas e acessíveis à comunidade internacional e forma um ambiente atraente, projetado especificamente para crianças.

O projeto de 1,3 milhões de euros, financiado através do Programa de Operação Regional “Attica 2014–2020”, inclui o desenvolvimento de um site completo que está disponível em grego e inglês, com conteúdo adicional em francês, italiano, alemão e espanhol. Ele também foi especialmente projetado para ser acessível a visitantes daltônicos e com deficiência visual.

O novo site fornece informações detalhadas sobre 2.156 artefactos da coleção permanente do museu, recuperados de escavações arqueológicas na Acrópole e suas encostas.

A coleção digital é completa com descrições extensas (algumas das quais ainda não foram concluídas), fotografias de alta resolução, desenhos e, em alguns casos, vídeos. A coleção digital também será expandida com a inclusão de artefactos atualmente mantidos nos depósitos do museu.

23 aplicativos multimédia ricamente detalhados oferecem uma gama de experiências interativas.

(website do Museu)


Museu da Acrópole Digital – visita virtual

Se quiser fazer uma visita virtual completa à coleção permanente do museu pode fazê-lo com a Google Arts  & Culture, carregando na imagem seguinte ou  a partir do Website do Museu da Acrópole.

Museu da Acrópole visita virtual


Curiosidade – Sabia que a origem de Atenas está ligada a uma disputa entre deuses?

Neste artigo fique a conhecer a origem de Atenas de acordo com a Mitologia. Saiba qual foi a disputa entre os deuses Atena e Poseidon. Porque foi a deusa Atena a escolhida? Conheça ainda os 12 deuses do Olimpo e as suas funções na mitologia grega.


Museu da Acrópole Digital – o Erechtheion

Por que o Erechtheion difere de qualquer outro templo antigo? Por que os atenienses o consideraram o edifício mais sagrado da Acrópole?

Este filme apresenta todas as características que tornam o Erechtheion único, começando com os antigos cultos de deuses e heróis que abrigava e indo até sua arquitetura inventiva e decoração escultórica notável.

É uma pequena história do templo que foi adornado com as cariátides e ficava no mesmo lugar que recebia o culto de Atena, a protetora da cidade. 

Carregue na imagem para ver mais:

Erechtheion


Curiosidade – Porque é que no Partenon não é possível encontrar linhas retas?

Neste artigo saiba como o arquiteto Ictinos encontrou a harmonia visual deste fantástico templo. Através de um extraordinário domínio matemático e da arte de construir. A preocupação do pormenor e dos cálculos matemáticos talvez nunca tenha sido levada tão a sério como no Partenon.


Museu da Acrópole Digital – Cenas de um Casamento

As figuras humanas que decoram os “loutrophoroi” no Museu da Acrópole ganham vida e transformam-se nos personagens coloridos que protagonizam um filme sobre o ritual de casamento na Atenas Antiga.

O filme acompanha um casal passo a passo, desde o momento em que o casamento é combinado até a hora em que os noivos dedicam os seus “loutrophoroi” – os vasos usados para transportar água para o banho nupcial – ao santuário da Ninfa, a protetora de o casamento, na encosta sul da Acrópole.

loutrophoroi – PT: Hidria – vaso de cerâmica usado na Antiguidade para guardar água, com três alças.

Carregue na imagem para ver mais

Cenas de um casamento


Estas são apenas algumas das muitas atividades do Museu da Acrópole Digital. Pode explorar muito mais no seu novo website.

Pode aprender mais sobre património e museologia nos cursos online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu