A utilização de sistemas simbólicos está naturalmente patente no dia-a-dia da Humanidade.
Desde muito cedo, signos, símbolos e ícones de toda a espécie têm servido como uma das mais eficazes formas de comunicação.
Senão, vejamos exemplos do nosso quotidiano, como sinais de trânsito, sistemas de cores para divisão de tarefas, alegorias, como a Justiça, para definir o edifício do Tribunal.
Símbolos e ícones que podem assumir um significado diferente mediante o contexto do objecto ou local em que se encontra, ou da pessoa que o vê, mas que, habitualmente, é relativamente homogéneo.
Em contexto artístico, a utilização de um ou vários símbolos (que poderão ser mais, ou menos, ambíguos) serve igualmente o propósito da comunicação de determinada mensagem.
Mas, afinal, o que são Ícones?
A definição que encontramos no dicionário diz-nos o seguinte:
«Ícone [ˈikun(ə)] – nome masculino – Do grego eikón, «imagem», pelo latim icŏne-, «idem»
RELIGIÃO imagem pintada da Virgem, dos santos e anjos ou de cenas bíblicas, usada principalmente nas igrejas orientais católicas ou nas igrejas ortodoxas
signo que mantém com o seu referente uma relação natural de similitude
pessoa, facto ou coisa capazes de evocar e representar determinado movimento, período, atividade, etc.
INFORMÁTICA símbolo que, numa interface gráfica, representa uma função ou um documento que o utilizador pode selecionar.»
Tal como o símbolo, o ícone é, no fundo, aquilo que representa ou sugere algo, ou seja, é aquilo que usamos ou convencionamos para transmitir a nossa mensagem específica, dentro daquilo que seja corrente no sistema de ideias em que nos inserimos.
Tal é o exemplo dos símbolos de lavagem de roupa.
O ícone vai, portanto, substituir a mensagem escrita, transmitindo-a eficazmente através de uma representação pictórica.
Iconografia e Iconologia
Podemos recorrer, também, ao dicionário para nos ajudar a definir Iconografia e Iconologia:
«Iconografia [ikunuɡrɐˈfiɐ] – nome feminino – Do grego eikonographía, «pintura de retratos»
conjunto de imagens a respeito de um determinado assunto
estudo e descrição das imagens, quadros, bustos e pinturas antigas e modernas»
(in: Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015 : http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/iconografia)
«Iconologia [ikunuluˈʒiɐ] – nome feminino – Do grego eikonología, «linguagem figurada»
estudo e interpretação de imagens, monumentos antigos, figuras alegóricas e seus atributos.»
(in: Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015 : http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/iconologia)
Podemos, então, diferenciar Iconografia e Iconologia nos seguintes termos:
Para aprender mais sobre iconografia e análise de arte
[…] No decurso dos estudos da História da Arte, desenvolveu-se toda uma abordagem científica à leitura iconográfica destes atributos, a que se chamou Iconografia – o estudo dos ícones. […]
1 Comentário.
[…] No decurso dos estudos da História da Arte, desenvolveu-se toda uma abordagem científica à leitura iconográfica destes atributos, a que se chamou Iconografia – o estudo dos ícones. […]