Desde os primórdios, os homens tiveram necessidade de se protegerem contra as variações climáticas e contra o perigo representado pelos animais selvagens. Fizeram construções rudimentares como cabanas com ramos e palha ou aproveitando cavernas.
A verdadeira historia da arquitetura mundial só nasce quando os povos aprenderam a domesticar animais e a cultivar as terras. Tornaram-se sedentários. Surgiu então a necessidade de construir edifícios públicos e de defesa duradouros.
Os templos, túmulos, palácios e torres de vigia, para serem dignas de deuses, sacerdotes, reis e soldados, não podiam ser cabanas de lama, exigindo ao ser humano uma capacidade técnica, perícia e estética.
Durante séculos foram-se criando uma grande variedade de estilos. Produto da conjugação de vários fatores histórico-culturais e artísticos.
A historia da arquitetura exige que conheçamos a época, o estilo, a cultura, o artista, o encomendador e o seu destino, para a compreendermos convenientemente.

A história da arte tem vindo a estudar o percurso da arquitetura desde as pirâmides egípcias, passando pelas catedrais góticas e pelos palácios renascentistas, tentado responder a questões como: quem encomendou, quem construiu, para quem se destinava, e qual a sua finalidade?
A evolução da arquitetura
Porém, numa época tão remota torna-se muito difícil de responder a estas questões, principalmente quando já não existem, e apenas temos alguns desenhos ou relatos da sua existência.
Sabemos no entanto, que a evolução da historia da arquitetura mundial está ligada aos materiais, aos meios de construção que dispunham, à revolução industrial e ao progresso da sociedade que foi criando novas necessidades, como a da higiene, conforto, funcionalidade, e novas tipologias, como aeroportos, fábricas e museus.