Neste artigo vamos olhar para algumas das forças sociais e religiosas da Europa medieval nos tempos em que o Gótico se desenvolveu e floresceu.

Texto: Alexandra Kiely, curso online Gothic Architecture.
Os mosteiros na Europa medieval
Um mosteiro é o local onde vivem os monges. os seus dias são dedicados à oração e ao estudo, desenvolvem ainda trabalhos como a cópia de manuscritos. Um mosteiro é um grande complexo que inclui uma igreja, dormitórios, claustros e outras estruturas.
Muitas igrejas góticas faziam, originalmente, parte de mosteiros.
Reliquias e peregrinações
As relíquias tinham um significado profundo na Europa medieval e era popular a realização de peregrinações.
As relíquias são “restos” de um santo. Podem ser ossos, objetos tocados por um santo, ou outros objetos de profunda significância religiosa. As relíquias estão normalmente associadas a milagres que se acreditava os santos tinham realizado.
Na Idade Média eram muito populares as peregrinações, viagens com o objetivo de rezar ao pé das relíquias e pedir milagres e curas.
Muitas igrejas, incluindo catedrais e igrejas de mosteiros, possuíam relíquias. Constituíam um aspeto muito importante uma vez que as relíquias traziam prestígio e rendimento das ofertas feitas pelos peregrinos.
As necessidades das igrejas de peregrinação, particularmente a necessidade de espaço para acomodar os peregrinos e exibição das relíquias, impulsionou a construção de muitas igrejas góticas.