Edgar Degas nunca se considerou a si próprio como um impressionista, preferia considerar-se um “independente”.
Self Portrait Saluting
Autorretrato
1865 – 1866, Museu Calouste Gulbenkian , Lisboa, Portugal
Edgar Degas
Edgar degas foi pintor, escultor, desenhador, gravurista e fotógrafo.
Nasceu em Paris, em 1834, no seio de uma família bastante abastada. Frequentou o Lycée Louis le Grand até 1853. No mesmo ano inscreveu-se na faculdade de direito.
Pode-se dizer que Edgar Degas foi um artista que se preparou muito bem sob o ponto de vista técnico e artístico.
Desde cedo manifestou a sua vocação artística pintando em sua casa sobretudo cópias de obras expostas no Museu do Louvre.
1855 constitui um ano de viragem na sua vida. Conhece Jean Auguste Dominique Ingres que vai influenciar de forma marcante o seu futuro trabalho artístico. No mesmo ano é admitido na École des Beaux Arts, onde estudou desenho com Louis Lamothe.
Em Julho de 1856 viaja para Itália onde fica durante três anos e realiza copias (pintura e desenho) de obras de artistas do renascimento.
Regressado de Itália, em 1859, continuou a realizar cópias de obras do Louvre. Em 1860, numa viagem à Normandia, iniciou os seus primeiros esboços sobre cavalos.
Expôs várias vezes no Salão de Paris desde 1865, quando a sua primeira obra foi aceite (Cena de Guerra na Idade Média).
No ano seguinte expôs no Salão “O Jockey Caído”. Se compararmos estas duas obras podemos perceber a grande diferença não só ao nível da temática, abraçando a partir daqui os temas contemporâneos, mas também ao nível artístico.
Algumas das obras de Edgar Degas sobre esta temática
Degas alistou-se na Guarda Nacional durante a guerra franco-prussiana que eclodiu em 1870. Temos aqui um interregno na sua produção artística.
O ano de viragem
Regressou a Paris e, em 1874, ocorrem dois acontecimentos decisivos na vida de Degas.
A morte do pai e o facto de o irmão ter acumulado grandes dívidas nos negócios da família diminuíram drasticamente os rendimentos de Edgar Degas que passaram a depender da venda das suas obras.
A Exposição de 1874 e as sete subsquentes exposições do grupo impressionista, que Degas integrou e nas quais teve papel de organização ativo.
Saiba mais sobre a exposição impressionista e as caraterísticas deste movimento no artigo Impressionismo | Quais as caraterísticas do movimento impressionista?
Impressionista ou independente?
No entanto, provavelmente pela sua formação clássica e gosto pelo realismo, nunca se considerou a si próprio como um impressionista, preferia considerar-se um “independente”.
Na década de 1880 a técnica fotográfica tinha já avançado de forma decisiva e Degas desenvolve um gosto particular pela fotografia, que se vai refletir nas suas obras não só estrutura compositiva das próprias cenas mas também através da técnica de fotografia prévia de expressões e cenas que virá a retratar nas suas obras de pintura.
Pensa-se que Degas terá trabalhado até cerca de 1912. Morreu em 1917.
Sob o ponto de vista estilístico integrou o movimento impressionista, absorvendo as noções relacionadas com o tratamento da luz e da cor, mas não seguiu em muitas obras algumas das caraterísticas marcantes deste movimento.
Curso online grátis Edgar Degas. E o Impressionismo…