cursos online de educação artística e patrimonial

Os cursos online de educação artística e patrimonial têm por objetivo sistematizar métodos de operacionalização de projetos educativos.

Imagem capa de Gerd Altmann por Pixabay.

Os nossos cursos online de educação apresentam metodologias de trabalho, exemplos de aplicação e guiões de projetos. Os exemplos apresentados nos nossos cursos online de educação são sobretudo da área artística e de salvaguarda do património histórico.

No entanto, a metodologia pode ser aplicada com diferentes objetivos pedagógicos e em diferentes contextos educativos.

A quem se dirigem os cursos online de educação

Obviamente os cursos são dirigidos a professores e educadores. Poderão encontrar métodos e ferramentas de trabalho, trocar ideias e informações com colegas de outros locais e contextos e sistematizar conceitos.

Mas atualmente o contexto educativo é muito mais alargado. As atividades educativas vão muito para além da escola.

Museus, bibliotecas, centros culturais, centros técnicos e tecnológicos, municípios, monumentos, zonas naturais, quintas rurais, empresas, etc… Enfim, podemos dizer que toda e qualquer entidade, pública ou privada, tem atualmente a obrigação social de promover projetos educativos.

Será complicado? Os meios humanos e materiais impossíveis de atingir sem orçamentos alargados?

A nossa experiência diz-nos que não. É possível o desenvolvimento de projetos educativos adaptados aos meios disponíveis, desde que bem planeados, acompanhados e com o envolvimento, desde a sua conceção, de todas as partes interessadas.

Os cursos online de educação visam sistematizar metodologias para atingir estes objetivos e partilhar vários exemplos reais em vários contextos.

Exemplos de objetivos de cursos online de educação

Educação Patrimonial

Educação patrimonial

Neste curso apresenta-se um processo metodológico para a realização de um projeto educativo orientado para o tema Património Cultural. No entanto os mesmos princípios podem ser aplicados noutras áreas educativas como as artes ou a proteção do ambiente.

O curso tem por base a experiência da autora pelo que são apresentadas várias sugestões e guiões de atividades educativas.

Este curso pretende ser sobretudo uma partilha de experiências realizadas ao longo do tempo e em vários contextos mas sempre com o objetivo último de sensibilizar crianças e jovens para a preservação do nosso, ou melhor, do Seu… Património Cultural.

Sistematizam-se alguns métodos de trabalho e conceitos importantes para o desenvolvimento e operacionalização de um projeto educativo de sensibilização para o Património que pretendem ser um guião de reflexão para aqueles que vão desenvolver um projeto nesta vertente.

Não há receitas! Cada caso é um caso, cada contexto é diferente…

No entanto, a sistematização de metodologias para o desenvolvimento de projetos educativos de educação patrimonial é de grande importância. Quer se trate de grandes projetos com orçamentos e meios alargados, quer estejamos a falar de pequenos projetos. Planear, implementar, controlar e avaliar são fundamentais para o sucesso.

Elaboração de projetos culturais

projetos culturais

Tendo em vista que cada projeto cultural é único e possui campos de atuação diferentes, é natural que ocorram variáveis devido à temática e que eles sejam adaptados conforme as necessidades de editais ou da instituição que irá atender.

É essencial considerar a possibilidade de adequação. Até porque ainda não existe uma fórmula ou uma estrutura exata para a elaboração de um projeto cultural. Tudo vai depender do público e da finalidade do seu projeto, bem como o contexto histórico, artístico, social e cultural no qual ele vai ser inserido.

Para elaborar um projeto e executá-lo com êxito é preciso apontar para a realidade em que ele vai se arreigar, portanto, antes de gerenciá-lo é imprescindível planejá-lo. Para tal, seguem boas dicas ao longo desse curso.

Algumas informações relativas ao funcionamento:

  • Os cursos online de educação têm as inscrições sempre abertas e estão prontos para iniciar a qualquer hora.
  • Terá acesso todos os dias, 24 horas por dia. Todos os conteúdos estão permanentemente disponíveis.
  • Basta uma ligação à internet e pode realizar o seu curso com total liberdade.
  • A plataforma está otimizada para dispositivos móveis pelo que pode realizar o seu curso a partir de computador, tablet ou telemóvel, onde quiser.
  • Após efetuar a inscrição e o pagamento o acesso é imediato.
  • O acompanhamento é feito pelo Tutor/Formador do curso e por uma equipa composta pelo Coordenador Pedagógico e pelos Serviços de apoio técnico.
  • O curso é concluído com sucesso se o participante obtiver uma nota igual ou superior a 50% (de 0 a 100%). Neste caso, é atribuído um Certificado de Formação Profissional.
  • Somos uma entidade formadora certificada pela DGERT (Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social) – Certificado de entidade formadora nº 1800/2015. Saiba mais.
  • Para realizar a inscrição basta ir à página do curso pretendido e carregar em “comprar este curso”, escolher o método de pagamento e seguir as indicações posteriores.

Pode ter interesse nos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu