Quer aprender como fazer origami?

Hoje, aprenda como fazer origami num vídeo tutorial. E saiba mais um pouco sobre esta ancestral técnica artística japonesa.

O que é origami

Origami, do japonês 折り紙

ori significa dobrar

kami significa papel.

É a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

Vamos ver como fazer origami

Neste tutorial aprenda passo a passo como fazer origami mais exatamente uma rã. Neste caso utilizámos papel previamente marmorizado. Pode aprender esta técnica aqui.

Uma pequena história do origami

Pode conhecer uma breve história do origami nesta ligação.

ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (=kami). Significa literalmente, “dobrar papel”. Os registros sobre a sua origem não são claros, mas a idéia de que teria surgido na China junto com a invenção do papel é descartada, pois as evidências sugerem que lá a sua função foi para escrever .

Para se fazer o ORIGAMI, tradicionalmente, começa-se com um papel cortado em forma de um quadrado perfeito.

A inspiração dos origamistas (as pessoas que se dedicam à arte do Origami) está, principalmente, nos elementos da Natureza e nos objetos do dia-a-dia.

Para o origamista, o ato de dobrar o papel representa a transformação da vida e ele tem a consciência de que esse pedaço, um dia, foi a semente de uma planta que germinou, cresceu e se transformou numa árvore. E que depois, o homem transformou a planta em folhas de papel, cortando-as em quadrados, dobrando-as em várias formas geométricas representando animais, plantas ou outros objetos.

Onde os outros viam apenas uma folha quadrada, o origamista pode ver a origem de todas as formas se transbordando. 

Tradicionalmente, nada é cortado, colado ou desenhado. Para o mestre origamista, Akira Yoshisawa, o origami é um diálogo entre o artista e o papel… 

Akira Yoshisawa

Akira Yoshizawa (14 de março de 1911 — 14 de março de 2005) foi um artista japonês considerado um mestre do origami.

Revolucionou esta técnica elevando o origami a uma técnica artística criativa.

De acordo com suas próprias estimativas ele criou mais de 50.000 modelos, dos quais apenas algumas centenas foram diagramados nos seus mais de 18 livros.

Estabeleceu regras e sistematizou as dobras que servem de base para a realização de diversos tipos de origami e desenvolveu a técnica do wet folding, isto é realizando as dobras com o papel molhado.  Deste modo abriram-se novas possibilidades e novos caminhos aos origamistas e o origami assumiu o seu lugar no mundo da Arte.


Contamos consigo:

Nos comentários pode partilhar com todos os colegas sugestões de atividades interessantes para realizar em família ou em contexto escolar.

Obrigado!


Mais artigos sobre artes tradicionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu