como analisar uma pintura | veja um exemplo prático

Neste artigo veja como analisar uma pintura através de um exemplo prático de aplicação. Saiba quais os elementos a ter em conta sob o ponto de vista formal, de conteúdo e simbólico.


Texto: Yolanda Silva, autora do curso online Análise de obras de arte.


como analisar uma pintura

Para respondermos à questão de como analisar uma pintura escolhemos a pintura Mrs. Richard Brinsley Sheridan, de Thomas Gainsborough (século XVIII).

Mas, antes de mais, vamos ver o que devemos ter em conta:

Esquema Análise de uma pintura

1. Análise Formal

a. Identificação (nome do artista, título da obra, local e data de produção, localizações anteriores e actual);

b. Dados técnicos (dimensões, materiais, condição da obra);

c. Temática;

d. Função;

e. Estrutura (moldura e zona pictórica; técnica);

f. Composição (desenho, cores, luz, …).

2. Análise de Conteúdos

a. Identificação do sujeito;

b. História do sujeito;

c. Relação da iconografia com a forma.

Vamos de seguida ver como analisar uma pintura através do exemplo prático.

Mrs. Richard Brinsley Sheridan, de Thomas Gainsborough (século XVIII)

Mrs. Richard Brinsley Sheridan, de Thomas Gainsborough (século XVIII)

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thomas_Gainsborough_-_Mrs._Richard_Brinsley_Sheridan_.jpg


Análise formal

Veja como analisar uma pintura sob o ponto de vista formal.

a.       Identificação

Pintor: Thomas Gainsborough (1727-1788)

Título da obra: Mrs. Richard Brinsley Sheridan

Local de produção: [sem dados; supõe-se Inglaterra]

Data de produção: entre 1785 e 1787

Localizações anteriores: propriedade inicial dos Sheridan; adquirido por Edward e Harriet Bouverie (família foi proprietária até 1872); vendido em leilão a Alfred de Rothchild (família proprietária até 1936); vendido a Duveen Bros. em Londres (1936); adquirido a 26 de Abril de 1937 pela A.W. Mellon Educational and Charitable Trust (de Pittsburg, EUA), que doa ao National Gallery de Washington (Washington D.C., EUA)

Localização actual: National Gallery de Washington (EUA) – desde 1937

b.      Dados técnicos

Dimensões: 220 x 154 cm

Materiais: Óleo sobre tela

Condição: [sem dados; supõe-se em muito bom estado]

c.       Temática

Retrato de Mrs. Richard Brinsley Sheridan (Elizabeth Ann Linley Sheridan), com idade de 31 anos, integrada numa paisagem bucólica.

Thomas Gainsborough_ Mrs. Richard Brinsley SheridanEstá rodeada de arvoredo, vestida como uma senhora de alta sociedade e sentada sobre um rochedo. Os tecidos das suas finas vestes e os seus cabelos ondulados flutuam com o vento, tal como as folhas nas cristas das árvores. Ao fundo, o pôr-do-sol é ligeiramente ocultado por uma árvore solitária distante.

A postura da retratada está em concordância com a melancolia da cena.

d.      Função

Retrato para proveito particular.

e.      Estrutura

Sem dados sobre moldura.

A técnica usada pelo pintor é aquela de muitos retratos românticos da época, com pinceladas rápidas, muitas vezes apenas sugerindo as formas (repare-se nas mãos, com dedos enroscados no lenço de seda: são definidos por pinceladas sumárias dando apenas a sugestão da forma). A diafaneidade das pinceladas é primordial para o pintor, transmitindo ritmo à cor e à forma.

f.       Composição

A linha da composição é diagonal, definida pela figura sentada. O desenho prima pelas suas linhas diáfanas e livres, organizando a Detalhe 3_ Thomas_Gainsborough_-_Mrs._Richard_Brinsley_Sheridan_webcomposição em torno do rosto da retratada (e assim também no seu olhar e na sua expressão).

Há simetria entre a personagem e a paisagem. Domina a ideia de movimento e instabilidade revelada na Natureza, assim como na personagem principal – o vento é perceptível tanto nos cabelos e no lenço de seda como nas folhas das árvores e nas flores que se movem ao lado da retratada.

Há igualmente uma certa simetria entre as cores do vestido e as cores do céu onde o Sol se põe (tons de rosa e dourado), assim como a figura da retratada se parece contrapor simetricamente com a própria árvore que oculta o Sol poente.

Detalhe 5_Thomas_Gainsborough_-_Mrs._Richard_Brinsley_Sheridan_webAs cores são outonais e estão distribuídas de modo difuso; sugerem-nos a ideia romântica de melancolia que, segundo relatos da época, condiziam com o temperamento da mulher retratada.


Análise de Conteúdo

Veja como analisar uma pintura e o seu conteúdo e significado.

a.       Identificação e História do sujeito

Elizabeth Ann Linley (1754-92), cantora amiga de infância de Gainsborough. Fugiu para França para casar com o dramaturgo Richard Brinsley Sheridan (1751-1816).

Era conhecida pela sua beleza e pelo seu temperamento melancólico e famosa pelos seus dotes de canto. Filha de Thomas Linley e Mary Johnson, ambos talentosos músicos de Bath, na Inglaterra.

Casada com Sheridan em 1773 (data presumida), com quem viveu um casamento tempestuoso, devido às diferenças temperamentais de um e de outro.

b.      Relação da iconografia com a forma

Gainsborough usa a instabilidade das pinceladas para transparecer a própria instabilidade da cena e assim, igualmente, reforçar a ideia de melancolia popular na época e de acordo com o carácter da retratada.

Esta é uma pintura com peso psicológico.

A solidez das pinceladas usadas para pintar o rosto revelam um rosto grave, bem esculpido, de olhar digno e amável, que parece obrigar a focar o olhar nas suas feições, mais que no envolvente. As pinceladas, desde as mais firmes às mais difusas, captam a sua delicadeza e charme, mostrando-nos que se trata de uma mulher de elegância e estatuto.

O pôr-do-Sol é simbólico da sua melancolia, uma vez mais reforçando a ideia do estado de espírito da figura retratada. Do mesmo modo, a árvore distante e solitária (à esquerda) que se opõe à figura da mulher pode ser interpretada pelo seu sentimento de deslocamento e de isolamento – talvez ela mesma esteja em busca de algo que lhe seja distante ou inalcançável.

Aprenda mais sobre análise de arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu